sábado, 28 de maio de 2016

CONHECEU SAL MINEO?

Salvatore Mineo Jr., ator estadunidense de origem italiana, mais conhecido por Sal Mineo, foi um dos primeiros atores que assumiu publicamente a sua homossexualidade nos anos 1960. 
Nascido em 1939 e morto em 1976, despontou para a fama nos anos 50, com o filme "Juventude Transviada", onde contracenou com James Dean, fazendo o papel de um milionário que se apaixonaria por Dean. 
Tanto Mineo como Dean eram apontados como bissexuais, e houve quem dissesse que os dois tiveram um caso. 
Ambos tiveram fim trágico: James Dean morreu em 1955 em um desastre de carro e Sal Mineo no ano de 1976, assassinado em circunstâncias misteriosas.
Uma biografia do ator escrita por Michael Gregg Michaud, resultado de dez anos de pesquisa e entrevistas com amigos, colegas e casos amorosos do ator, Sal Mineo nunca foi amante de James Dean, mas teve um caso com Bobby Sherman - ídolo teen dos anos 60. 
O autor também afirma que Mineo não foi morto por um michê, ao contrário do que se pensa: foi esfaqueado perto de seu apartamento, em Hollywood, quando voltava de um ensaio teatral. "A polícia encontrou em sua casa uma cópia do Kama Sutra gay e viu calças de couro no armário, e chegaram à ridícula conclusão de que a morte dele tinha algo de SM", diz o autor do livro. 
O assassino do ator foi condenado em 1979.
A carreira de Sal Mineo foi uma subversão às regras de Hollywood. Ele começou fazendo aulas de canto, dança e atuação ainda na infância, e passou a trabalhar na Broadway na adolescência. 
Com "Juventude Transviada", foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante aos 16 anos. 
Na TV americana, interpretou o gênio Aladdin em um telefilme com músicas de Cole Porter, em 1958.
Veio a decadência, e para voltar à cena Mineo apostou alto: apareceu totalmente nu no espetáculo "Fortune and Men's Eyes", de 1969 - uma ousadia para os padrões da época. 
A peça falava da homossexualidade masculina na cadeia, com direito a temas como escravidão sexual e outras dinamites. Virou filme em 1971, sem Mineo no elenco.
A biografia "Sal Mineo", em versão original, pode ser encontrada em sites como Amazon.
 
Fonte: A Capa
 

Nenhum comentário: