"Viemos para chorar todos os inocentes mortos naquela terrível guerra. Temos uma responsabilidade de olhar diretamente nos olhos da História. Devemos perguntar o que devemos fazer de maneira diferente para conter tal sofrimento novamente. O progresso tecnológico sem o equivalente progresso nas instituições humanas podem nos condenar. A revolução científica que levou à divisão do átomo requer uma revolução moral também."
As palavras são do presidente norte-americano, Barack Obama, ao colocar uma coroa de flores no Memorial da Paz de Hiroshima 70 anos após um Boeing B-29 denominado Enola Gay jogar uma bomba atômica na cidade de Hiroshima, Japão, matando mais de 140 mil pessoas (dias depois, uma 2ª bomba vitimou outras 70 mil em Nagasaki).
O objetivo do presidente dos EUA Harry S. Truman, ao usar a arma nuclear, era forçar a rendição japonesa e pôr fim à 2ª Guerra Mundial.
Embora as palavras de Obama não tenham sido seguidas por um pedido de desculpas, a simbologia do gesto, assim como suas palavras, nos remetem à reflexão.
O mundo sentirá saudades de Barack Obama.
Blog do Jefferson
Nenhum comentário:
Postar um comentário