segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

JANICE VIEIRA. CONHECE?


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No ano de 2015, a Câmara Municipal de Sorocaba homenageou a bailarina, coreógrafa e musicista Janice Vieira, com a entrega do título de cidadã sorocabana. 
A solenidade aconteceu no dia 02 de outubro, às 19h30, no Plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo pelo canal 6 da NET. 
O evento foi uma iniciativa do então vereador José Caldini Crespo (DEM).
Janice Vieira nasceu em Lutécia, no Estado de São Paulo, e tem 76 anos. 
Iniciou a sua carreira ainda cedo, montando na década de 1960 a primeira escola de dança de Sorocaba. 
A artista iniciou sua consolidação no meio artístico, apresentando coreografias inicialmente clássicas.
Iniciou a modalidade de dança moderna, nascendo então o "Pró-Posição Ballet Teatro", grupo de notável movimento que apresentaria mais tarde inteligentes e inovadoras formas e espaços no circuito cultural paulista.
Passaram pelas mãos de Janice Vieira artistas como Ismênia Rogich, Maia JR, Dóris Rodrigues Garcia, Izilda Marcondes, Regina Claro, Monica Minelli, Telma Tessilla, Mantovanni e Marly Monteiro, inclusive atores famosos, entre eles Eliane Giardini e Paulo Betti.
Janice tem parentescos com a família Arantes Galvão, de São Miguel Arcanjo.
É neta do saudoso Leontino Arantes Galvão, que sempre esteve ligado à música e à poesia em sua cidade natal e inclusive participando de bailes e serestas.
Por linha reta, Janice é sobrinha dos também saudosos João Arantes Galvão, o João da Branca ( e da Plaina) e Maria Galvão Guimarães, a poetisa, mãe de Lígia Guimarães.
Na foto à direita, ela com a filha atriz Andréia Nhur; crédito Lenise Pinheiro.
Fonte: do site de Caldini Crespo, em 29 de setembro de 2015.
 

Nenhum comentário: