segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O POVO DÁ PODER E ELES SE TORNAM BANDIDOS. POLÍTICO É ISSO?



Roque Normélio Hoffman foi prefeito de Araçariguama (Foto: Reprodução/TV TEM)
G1
O ex-prefeito de Araçariguama (SP) Roque Normélio Hoffman foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público de São Paulo pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção passiva. 
O ex-político comandou a cidade após ter sido reeleito em 2012.
Além dele, foram denunciados também o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Moisés Ligeiro de Souza; o ex-diretor de Compras, Controle Patrimonial e Licitações do município Arnailton Cleiton Silva de Siqueira; o ex-presidente do Instituto Municipal de Seguridade Social Romildo Cardoso dos Santos e mais quatro pessoas.
Os advogados de defesa não foram localizados para comentar os casos de denúncia.
A promotora de Justiça Suzana Peyrer Laine Ficker assinou a sentença na quarta-feira (16). 
A denúncia sustenta que a Prefeitura de Araçariguama contratou, sem licitação e em diversas ocasiões, a empresa Siqueira e Figueiredo, de propriedade de Luciana da Silva Freitas Siqueira, Luzivan Severino de Figueiredo, Erivanilda Severido de Figueiredo e Rahilton Souza de Siqueira, todos também denunciados pelo MP.
Segundo o apurado, a empresa foi criada cerca de 30 dias após a posse de Hoffman como prefeito, “visando servir de meio à obtenção de diversas vantagens por agentes públicos municipais”. 
Ao assumir a gestão, o então prefeito, juntamente com os demais denunciados, nomeou Arnailton para a Diretoria de Compras, Controle Patrimonial e Licitações. 
Arnailton é irmão de Rahilton e casado com Luciana, sobrinha de Hoffman.
Constituída a empresa, Roque e os demais denunciados acertaram que o ex-prefeito teria vantagens indevidas caso contratasse a Siqueira e Figueiredo. A mesma empresa foi contratada ainda, também sem licitação, pela Câmara e pelo Instituto Municipal de Seguridade Social.
Ainda conforme a denúncia do MP, apesar de a empresa ser contratada, os serviços eram de fato realizados por funcionários da Frente de Trabalho - Prefeitura Municipal, programa mantido pela prefeitura para incentivo e capacitação de trabalhadores. 
A referida empresa servia apenas como fachada para o desvio de recursos. Os valores pagos à empresa eram divididos entre o contratante e os contratados, na proporção de metade para cada um.
Enquanto Hoffman foi denunciado por corrupção passiva e formação de quadrilha, Arnailton, Luciana, Luzivan, Erivanilda e Rahilton poderão responder por corrupção ativa e formação de quadrilha. 
Já no caso de Moisés e Romildo, o MP apresentou denúncia por corrupção passiva, formação de quadrilha e por ferir a Lei de Licitações.
 

Nenhum comentário: