terça-feira, 11 de julho de 2017

APOSENTADORIA CHEGOU PARA A DEFENSORA MÁRCIA GARUTTI



A Defensora Márcia Garutti, ao centro, durante reunião na SSP (Crédito: SSP)
A Defensora Pública Márcia Regina Garutti completou, na última quinta-feira (6), um ano como assessora especial para assuntos sociais e Direitos Humanos na Secretaria da Segurança Pública. 
Profissional dedicada e de conduta exemplar, Márcia se destacou pela atuação no combate à violência e discriminação de gênero.
“A senhora Márcia fez a diferença! Profissional exemplar, ela foi a primeira integrante da Defensoria Pública a fazer parte do gabinete da SSP. Realizou trabalho notável, aproximando as instituições e os movimentos sociais. Sua trajetória profissional e vida são um grande exemplo a ser seguido”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.
Designada em 6 de julho do ano passado para o cargo na SSP, Márcia Garutti se aposentou exatamente um ano e um dia depois, na última sexta-feira passada (7). 
O ato de aposentadoria foi publicado neste sábado (8) pelo Defensor Público Geral, Davi Eduardo Depiné Filho.
A primeira defensora pública à frente da assessoria especial, Márcia participou ativamente de grupos de trabalho e atuou diretamente para a implementação de diversas medidas - como o Protocolo Único de Atendimento nas ocorrências de violência doméstica e familiar. 
A determinação estabelece um padrão a ser seguido pelas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica nestes tipos de ocorrência.
Outra ação que contou com a participação da assessora foi o Projeto Integrar
A medida é uma parceria entre a SSP e o Ministério Público para favorecer e facilitar a aplicação da Lei Maria da Penha, por meio do constante aperfeiçoamento e atualização dos policiais.



Durante sua gestão na assessoria de Direitos Humanos, a SSP também assinou uma parceria para oferecer cursos aos autores de violência familiar e ampliou o funcionamento da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher para funcionar 24 horas.
A chefe de gabinete da pasta, Larissa Riskowsky Bentes, enfatizou a delicadeza da defensora como diferencial na lida das questões sensíveis que lhe foram colocadas em sua trajetória na SSP.
“A doutora Márcia é competente e ao mesmo tempo doce, tem uma suavidade no trato das coisas, que lhe é peculiar. A leveza aliada à firmeza é uma característica bem marcante dela”, ressaltou Larissa ao se lembrar da competência da assessora.
Antes de assumir o cargo na Segurança Pública, Márcia Garutti atuava na Defensoria Pública do Estado desde sua criação, em 2006. 
Entre 2010 e 2014, foi Corregedora-Geral da instituição.
 
Rodrigo Paneghine/ SSP

Nenhum comentário: