sábado, 14 de outubro de 2017

ARTE EM GRAFITE EMBELEZA MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA



FOTO: JOSÉ LEOMAR 
O Mercado Central respirará mais colorido com a imensa intervenção em sua parede. 
Ainda em composição, a pintura de 30 metros feita pelos artistas Terezadequinta e Robézio, do Acidum Project, foi inspirada nas mulheres de Fortaleza. 
A execução do painel, nomeado "Iracemas" conta com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da gestão do Mercado Central e da Galeria Céu. 
De acordo com Tereza, uma das pintoras, o projeto está em confecção há 6 meses e deve ser entregue neste domingo (15). 
O conceito principal é trazer a imagem de Iracema como uma mulher mais velha, sábia, e a base de toda a família.
Após um estudo sobre as três fases da vida (criança, adulto e idoso), os artistas fizeram um ensaio fotográfico em várias feiras de Fortaleza para identificar as mulheres. 
"O desenho não é exatamente da pessoa que a gente encontrou na feira, mas é um representativo, vai de cada um querer achar uma identidade para essa personagem, mas ela é tão comum quanto a gente. Todo mundo pergunta o motivo de ser uma velha e é esse questionamento que queremos trazer, como a gente lida com a beleza na velhice. Trouxemos uma figura super potente, forte, mas que às vezes é vista como uma figura frágil, quando na verdade ela é a base da família toda e isso tem muito a ver com nossa história", explica Tereza.
Para a pintura, que durará cerca de 10 dias, estão sendo usados mais de 180 litros de tinta e mais de 200 sprays de, pelo menos, 20 cores. 
De acordo com Tereza, esse é o primeiro de outros espaços mapeados para a intervenção artística na Capital.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: