sábado, 21 de outubro de 2017

ESTRELAS CADENTES NOS CÉUS DO BRASIL


Chuva de meteoros Orionídeas de 2011, vista do Observatório Astronômico Municipal de Mercedes, em Buenos Aires, Argentina (Luis Argerich/Flickr/Reprodução)

A madrugada de hoje para amanhã será o melhor momento para observar, a olho nu, uma chuva de meteoros cruzando os céus do Brasil.
Olhe para um pouco abaixo da constelação de Órion, onde estão as “três Marias”; e
ssa constelação aparece no horizonte leste por volta da uma hora da manhã e vai ficando cada vez mais alta. 
O melhor horário para observar será a cerca de uma hora antes do amanhecer. 
“Em locais de céu bem escuro e sem nuvens, a taxa horária pode chegar até 20 meteoros por hora”, afirma o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (USFCar).
“Quanto mais escuro o local, melhor”, diz. 
“Permaneça no escuro por pelo menos 30 minutos. Os olhos precisam de 10 a 15 minutos para se adaptar à escuridão. Nada de ficar olhando no celular.”
O astrônomo sugere que o observador reserve pelo menos uma hora para admirar a chuva. A atividade dos meteoros é inconstante e imprevisível. “Podem se passar vários minutos sem nenhum meteoro e, de repente, três ou quatro aparecem em sequência”, afirma.
Por fim, a última dica é aproveitar o espetáculo acompanhado. 
“Chuvas de meteoros são uma atividade muito mais divertida de ser observada em grupo. Você pode convidar os amigos e ver quem consegue observar mais estrelas cadentes.”
Fonte: VEJA

Nenhum comentário: