terça-feira, 24 de abril de 2018

CAPÃO BONITO SAIU NA FRENTE




Em busca de novas alternativas que propiciem conforto, praticidade e sustentabilidade, o município de Capão Bonito foi o primeiro da região do Sudoeste Paulista a construir creches que geram sua própria energia com captação dos raios ultravioletas, e ainda reaproveitam as águas que a natureza nos envia através das chuvas.
Com um sistema simples, porém moderno e inovador, é possível reutilizar as águas que caem do céu em vasos sanitários, na irrigação dos gramados e jardins, e na limpeza geral da unidade escolar. 
O sistema funciona assim: as águas correm pelo telhado, caem num conjunto de calhas e drenagem e são distribuídas por uma canalização especial. Antes de serem conduzidas ao reservatório – com capacidade de 10 m³ - para armazenamento, passam ainda por uma filtragem que reduz o maior número de impurezas possíveis. 
Outra novidade é o sistema de placas que detém energia através dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. As quinze placas de silício vão produzir megawatts suficientes para aquecer chuveiros e torneiras com opção de água quente. 
Outro diferencial está na arquitetura dos imóveis: todas as salas destinadas aos alunos infantis possuem janelas amplas para facilitar a iluminação e ventilação naturais. 
Além de poupar a mãe natureza, haverá uma redução nas contas e despesas das escolas. 
Com a captação de energia solar, calcula-se uma economia de mais de 30% na conta de energia elétrica.
Até o ano de 2015, duas unidades estavam trabalhando com esse conceito: a escola "Alice Dias", no Jardim Alvorada, e a creche "Yolanda Marchetti Balsevicius", na Nova Capão Bonito. 
Fonte: Blog do Francisco Lino.


Nenhum comentário: