sexta-feira, 27 de julho de 2012

O SANTO QUE FOI EMBORA DE SÃO MIGUEL ARCANJO.


Para quem não sabe, São Miguel Arcanjo teve um santo. Chamava-se Timóteo Nogueira. Era cunhado do Major Luiz Válio, irmão de Cirila, ambos, primos do Alcindo Nogueira, avô do popular Kalilo.
De gênio muito bom e humilde, todavia muito justo, não era visto com bons olhos pelos politiqueiros que já habitavam a Vila.
Quando faleceu, há quase um século, virou corpo santo.
Foi assim: Timóteo voltava de Itapetininga, acompanhando o designado Monsenhor Henrique Volta que a partir de então cuidaria do rebanho da velha paróquia. Passando o Bairro de Santa Cruz, no extenso matagal que existia entre as propriedades dos Machado e dos Demétrio, decidiram parar para dar água aos burros. O sol ardia.
Descansaram à sombra de um ingazeiro cerca de meia hora, colheram algumas frutas docinhas que o padre ainda não conhecia, bem mal se falaram, já que o servo de Deus não entendia nada de português, pois era italiano da gema.
Prosseguiram viagem. O padre à frente. Foi quando da mata surgiram dois bugres altos e fortes e, mirando no Timóteo, atiraram e fugiram. Covardemente. Não teve tempo de defender-se o pobre Timóteo.
Com o barulho, os burros desembestaram, o padre foi ao chão e os bandidos desapareceram sem roubar nada.
O padre, apavorado, ali ficou à espera de socorro que só chegou algumas horas mais tarde, por volta das dezessete horas. Disse que comeu até içá , como os índios e mestiços comiam, e tomou água de um ribeirão infestado de pernilongos para não morrer de inanição.
Timóteo estava morto.
Naquela época, peritagem era processo muito demorado. Depois de dois anos é que foram abrir o caixão para fazer os exames pertinentes.
E constataram...que Timóteo estava perfeito, como se apenas dormisse.
O corpo foi retirado dali e enviado para Roma, pois era esse o procedimento usual.
Nunca mais se soube do corpo de Timóteo.
Semanas depois do ocorrido com Timóteo, encontraram dois corpos boiando nas águas sujas do Córrego Lagoão, pertinho de Votinga, município de Itapetininga. Uns diziam que foram mortos pelos próprios mandantes de um crime encomendado pelas bandas de São Miguel. Outros já diziam que haviam se atirado às águas para fugir das onças, e que não sabiam nadar.
O mais estranho é que os dentes dos dois coitados foram todos arrancados.
Credo!
Muito mistério!

Nenhum comentário: