sábado, 28 de julho de 2012

UMAS CRENDICES DA MINHA TERRA:



Uma simpatia usada contra o medo de cobra, quando ela aparecer no caminho, que o senhor Vitalino Brizola aprendeu com o seu avô e, ao longo de sua vida fez uso e passou para os mais jovens, foi pedir a proteção de São Bento. 
Assim: "Pegar uma cinta, rezar por São Bento três vezes, fazendo três nós. A cinta, contendo três nós, deve ser jogada sobre a cobra. Esta ficará hipnotizada e, então, é só matar ou deixar que ela vá embora". 

Em dias de chuva com trovoadas, é costume que a família Angarten vem passando para as novas gerações: o ato de jogar no quintal uma peneira feita de metal, de modo a que seu centro tenha uma cruz e fique a peneira virada para cima.



Para cada dente que cai, recita-se, depois de jogá-lo para cima do telhado, pelo senhor João Diniz:
- "Andorinha, andorinha, leve este dente ruim e traga outro dente bom para deixar logo bonita minha linda boquinha".

Cisco no olho? Fecha-se aquele olho que não está bom e vai-se imprimindo com o dedo indicador um movimento circular à pálpebra do mesmo, dizendo assim:
- "Santa Luzia passou por aqui com três cavalinhos comendo capim".

Contra soluço? Coloca-se uma folhinha verde atrás da orelha ou cola-se um fiapo de cobertor, de preferência vermelho, na testa.


Vermífugo? Comer muitas sementes de abóbora. Quem nos deixou este conselho foi o saudoso farmacêutico  Quitu, que  receitava isso principalmente para as crianças.


O que é bom para cicatrizar uma ferida? O Gijo Válio mandava colocar picumã e teia de aranha sobre ela.


Não coma banana dupla, se estiver grávida. Dizem que nascem filhos gêmeos.




Nenhum comentário: