quinta-feira, 26 de julho de 2012

"PILAR DO SUL RECEBE KIT CINEMA DO GOVERNO ESTADUAL"

                             


Os equipamentos do cinema já estão em Pilar do Sul. Por: Regiane Mazzer.

O município de Pilar do Sul recebeu na última quinta-feira (19), do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o “Kit Cinema” que contém equipamentos de projeção e sonorização para a criação de uma sala de cinema no município. 

O termo de doação do governo estadual e a prefeitura foi assinado no dia 27 de junho.

O “Kit Cinema” contém uma tela de projeção de 3x4 metros, um projetor, um aparelho de DVD, uma mesa de som e duas caixas de som, além de 43 títulos para exibição.

A iniciativa faz parte do programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, desenvolvido pela Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC), da Secretaria de Cultura, e tem como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais por meio da interiorização da ação governamental.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2006, dos 645 municípios paulistas apenas 144 possuem salas de cinema. 

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica visa descentralizar e disponibilizar o acesso a essa atividade cultural para todas as regiões do estado. 

Para isso, cidades desprovidas de salas de cinema recebem equipamentos de projeção e sonorização e, dessa forma, têm a possibilidade de desenvolver exibições em espaços públicos como bibliotecas, auditórios, entre outros.

O programa é realizado em parceria com as Prefeituras, que disponibilizam o espaço e o pessoal necessário para executar as projeções. 

Em 2011, 44 cidades foram contempladas pelo projeto. Neste ano, 97 municípios deverão ser contemplados pelo programa.

Atrelada a esta ação, a Secretaria da Cultura também desenvolve o programa Ponto MIS, no qual o Museu da Imagem e do Som (MIS) dá apoio aos municípios contemplados com os kits, fornecendo acervo e programação, realizando eventos, além da capacitação profissional. 

Esta integração de ações é também uma forma de interiorizar as atividades do MIS, dando a oportunidade de que o trabalho desenvolvido pelo Museu seja apreciado fora da Capital. 

(Fonte: Secretaria de Estado da Cultura).



Do Blog do Sérgio Santos.

Nenhum comentário: