domingo, 11 de novembro de 2012

2.012 - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE VICENTE LEPORACE.



Se há uma coisa boa que lembro de minha infância é quando de manhãzinha, nem bem o galo acordava para cantar, chamando as companheiras, já meu saudoso pai ligava o velho rádio feito em caixa de madeira, e iniciava o dia ordenhando as vacas no Sítio Bom Retiro, o mesmo que pertencera ao meu avô, Major Luiz Válio.

Claro que o fazia na Rádio Bandeirantes, para ouvir o informativo sobre os fatos mais importantes do Brasil na voz daquele jornalista que não tinha papas na língua, que tecia suas opiniões e críticas, sem medo algum, doesse a quem doesse, o grande Vicente Leporace.
Mineirinho de São Tomas de Aquino, onde nasceu em janeiro de 1.912, Vicente Federice Leporace foi redator, locutor, programador, discotecário, radioator,  apresentador e produtor de televisão e ator de cinema.

Na Rádio Bandeirantes, a PRH-9, ele lançou o programa "O Trabuco", uma das missões mais importantes da sua vida; através das ondas do rádio, ele tornou-se o defensor dos brasileiros 

menos favorecidos e dos princípios morais e éticos. 
Durante o regime militar, era comum Leporace ser chamado a prestar depoimentos ao DOPS; lá comparecia sem nenhum temor.
"Muitas das vezes apresentou seu programa sob mira de fortes armas de fogo", como ressalta Reynaldo C. Tavares no volume "Histórias que o Rádio não contou".
Há mais de 30 anos perdeu o Brasil um dos seus mais ilustres e despretensiosos radialistas.
Pena!

Nenhum comentário: