quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Um dos coordenadores da campanha de Haddad é de família capão-bonitense


Considerado o “segundo poste” de Lula, Haddad recebeu 55,6% dos votos válidos no segundo turno, contra 44,4% do ex-prefeito e ex-governador José Serra (PSDB), e sua vitória tem o dedo de um capão-bonitense.
Apesar de ter nascido em Itapetininga, Frederico Assis viveu seus primeiros 19 anos de vida em Capão Bonito. Formado em Relações Internacionais pela USP (Universidade de São Paulo), é filho de Silvio e Maria Alcina (família Assis), e neto do ex-cartorário Thyrso Assis e da educadora Gláucia Assis. 
Estudou nas escolas Raul Venturelli, Jacyra Landim Stori e concluiu o Ensino Médio no Colégio Sacre Coeur dês En-fants.
Em entrevista exclusiva ao jornal O Expresso, ele disse que guarda boas recordações de Capão Bonito. 
“É uma cidade agradável, tranquila e que volto sempre que posso. Sinto falta do convívio frequente com pessoas queridas que residem em Capão Bonito”, falou.
Dedicado aos estudos desde menino, sempre se interessou por assuntos relacionados à política externa, o que acabou lhe influenciando na sua formação superior e optando pelo curso de Relações Internacionais na melhor universidade da América Latina, USP, segundo ranking divulgado pelo grupo QS - grupo britânico responsável por uma das principais classificações universitárias do mundo, a Top Universities.
Apesar da formação intelectual e de se tornar, a partir de agora, uma das revelações do novo grupo político que irá comandar os destinos da cidade mais poderosa do Brasil, São Paulo, a principal característica de Frederico Assis é a humildade. Entre os colegas de turma do colégio Sacre Coeur ele é praticamente uma unanimidade nos quesitos gentileza e bondade. 
Sua história na política começou como a de muitos brasileiros que hoje estão no poder. A exemplo do próprio Haddad, Frederico deu os seus primeiros passos na política através dos movimentos estudantis nos campos acadêmicos da Universidade de São Paulo. 
Mas foi nas eleições presidenciais de 2002, que a mosca azul (Frei Betto) da política acabou lhe picando. “Tomei um interesse maior pela política ainda no colégio, por ocasião das eleições presidenciais de 2002”, comentou.
Frederico Assis foi um dos coordenadores do programa de governo do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad. 
Segundo ele, contribuiu diretamente na elaboração das propostas para áreas específicas, “bem como na sistematização das ações para a construção do programa de governo da candidatura”.
Sobre uma futura atuação na administração Haddad, Assis não entrou em detalhes, mas com certeza será um dos colaboradores. Ele afirmou ainda que pretende continuar militando nos espaços institucionais do Partido dos Trabalhadores.
Além das atividades políticas, Frederico Assis também trabalha como professor e uma de suas grandes inspirações é o historiador Nicolau Sevcenko - professor livre-docente do Departamento de História da Universidade de São Paulo e membro honorário do Instituto de Estudos Latino-Americano da Universidade de Londres. Outra referência citada pelo capão-bonitense é a professora Alice Olivati. 
“Tive excelentes professores que contribuíram de modo significativo para a minha formação, mas para citar apenas um nome -, não poderia deixar de mencionar a profa. Alice Olivati, que sempre me estimulou bastante nos estudos e também é uma referência”, citou.

Fonte: Jornal O Expresso de Capão Bonito, de 7.11.12

Nenhum comentário: