quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O POETA DO PROFUNDO


Fazia um bom tempo que não me lembrava de Paulo Lébeis Bomfim, o príncipe dos poetas brasileiros, que nasceu em 30 de setembro de 1.926.
Seus poemas sempre me acompanharam na adolescência, aquela fase meio besta da vida da gente, quando tudo parece difícil e sem motivo.
Depois, na luta pela sobrevivência, nem me dei conta mais dos versos-verdades de Paulo.
Esqueci.
Achei que ele já havia partido "antes do combinado", mas na verdade Paulo Bomfim continua na ativa: em julho do ano passado, o Tribunal de Justiça fez até uma homenagem ao poeta que é assessor especial da Presidência do TJSP e trabalha no Judiciário paulista há quase 50 anos.
Quem não sentirá um baita orgulho por Paulo Bomfim ser brasileiro?
Só louco! 
Abaixo, uns sonetos dele.

1. "SONETO DOS MUITOS EUS"

Um eu ficou no mar aprisionado 
E deixou-me por pés as nadadeiras; 
Outro ficou nas nuvens caminheiras, 
Por isso bato os braços no ar parado. 

Um eu partiu menino ensimesmado 
E ofertou-me palavras verdadeiras, 
Outro amou suas sombras companheiras, 
Outro foi só, e um outro de cansado 

Caminhou pelos becos. 
Há também 
Aqueles que ficaram na poesia, 
Nos bares, na rotina, o eu do bem, 

Do mal, o herói, o trágico, o esquecido. 
Eu gerado por mim na liturgia 
De um todo para tantos dividido!

2. "SONETO DO MORRER DIÁRIO"

Mato-me por descuido ou de cansaço, 
Como alguém que saltasse dividido, 
(Um eu premeditado, um eu perdido,) 
Em divórcio irreal em seu espaço. 

Morro de morte inútil. Cada traço 
De meu rosto fiel jaz diluído 
Na emboscada do espelho, repetido 
No olhar dos saltimbancos onde passo 

Como um filme qualquer, um filme mudo 
De atores com vontade de partir, 
E sentimentos que perderam tudo. 

Morro assim, dia a dia, e meus segredos 
Serão círios ardendo quando abrir 
Uma rosa de estafa entre meus dedos.

Nenhum comentário: