segunda-feira, 21 de julho de 2014

PAC (PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE CUBA)

Célio Pezza, Escritor
"Recentemente falei sobre os investimentos em Cuba do governo brasileiro, em especial no porto de Mariel, perto de Havana, com mais de US$ 700 milhões do BNDES, ou seja, nosso dinheiro sendo desviado para a ditadura cubana.
Agora, falo sobre uma nova ideia do governo petista, ou seja, a ida de indústrias farmacêuticas brasileiras para Cuba, para produzir remédios genéricos em solo cubano e exportar para o Brasil.
Essas empresas seriam instaladas na Zona Especial do Porto de Muriael (ZEDM), com tecnologia cubana e dinheiro brasileiro.
De acordo com o vice-presidente da BioCuba Farma, Dr. José Luiz Fernandes Yero, esse programa irá favorecer o estabelecimento de industrias de suporte para o desenvolvimento da BioCubaFarma e gerar milhares de empregos em Cuba.
Na verdade, seria uma espécie de PAC (Programa de Aceleração de Cuba), financiado com nosso dinheiro, para produzir remédios em solo cubano.
Célio Pezza, Escritor
As empresas farmacêuticas brasileiras vêm sendo procuradas há mais de um ano, sendo que os primeiros contatos foram através da própria Odebrecht, responsável pela construção do porto cubano. A partir de 2014, o governo brasileiro está empenhado na busca dessas empresas, o que vai contra o próprio plano que o governo brasileiro traçou para o desenvolvimento do setor farmacêutico interno.
O Brasil acaba de criar um parque nacional e não tem sentido deixar tudo de lado e partir para novos investimentos em Cuba. As empresas convidadas são alvo de tanta insistência do governo Dilma, que devem ter benefícios econômicos fantásticos. Recentemente, o próprio José Serra, criador do programa dos genéricos no Brasil, escreveu um artigo na Folha de São Paulo, denunciando como o atual governo está dificultado o crescimento do programa dos genéricos no Brasil, através da própria ANVISA.
Agora, se fomentarmos uma transferência dessas indústrias para Cuba, passaremos de produtores para importadores de remédios genéricos, o que é péssimo para a saúde do brasileiro, sem falar nos postos de trabalho, receitas e impostos. A verdade é que a ilha dos irmãos Castro está levando nosso dinheiro e não sabemos a troco de que. No meio de tudo, volta o ex-presidente Lula com seu já conhecido discurso de que existe uma conspiração contra o PT, pela elite conservadora e pela imprensa, essa mesma que o partido faz de tudo para calar."
Célio Pezza
Junho, 2014

OBS: O autor é escritor e colunista de vários jornais, inclusive do Região On Line, de onde foi transportado este artigo.

Nenhum comentário: