domingo, 9 de julho de 2017

PREFEITO CRESPO EM MAUS LENÇÓIS: COMPROU VEREADORES

MP abre inquérito para apurar suposta compra de vereadores 09/07/17 | César Santana - cesar.santana@jcruzeiro.com.br




 
Fotos de EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (11/4/2017)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) investiga a suposta "compra" de vereadores pelo prefeito José Crespo (DEM) para votações a favor de projetos do Executivo na Câmara Municipal. 
O promotor de Justiça Orlando Bastos Filho instaurou um inquérito civil que irá apurar não apenas a conduta do governo, mas também dos vereadores tucanos João Donizeti e JP Miranda, em votações de matérias de interesse da administração municipal. Ambos teriam sido alvos de retaliações de Crespo após votarem contra projetos de interesse do governo, mas posteriormente mudaram de posicionamento e viram cessar as represálias. Os investigados devem ser notificados sobre o inquérito nos próximos dias.
A investigação cita o episódio da perda de mandato de Miranda, que na Câmara é o suplente de Anselmo Neto (PSDB), atualmente à frente da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas do governo. Pouco depois de votar contra um projeto de criação de cargos da Prefeitura, JP Miranda se viu afastado do mandato com a exoneração de Anselmo Neto, que voltou ao Legislativo empurrando JP para a suplência. O "castigo", como classifica Bastos Filho, durou por cerca de 15 dias até que Neto fosse readmitido no Paço e JP ganhasse o direito de voltar à Câmara. Após o imbróglio, ele passou a votar favorável às propostas do governo na Casa de Leis. Para o promotor, há evidências de que JP Miranda "vendeu seu voto para estar na Câmara".
Já João Donizeti é alvo do inquérito pelo envolvimento em outra situação. Ele teve seu indicado (que inclusive atuou em sua campanha eleitoral no ano passado) Richardson Ademir de Oliveira nomeado para o cargo comissionado de assessor nível 3 da Prefeitura em 26 de janeiro. O cargo em questão foi criado na reforma administrativa aprovada na Câmara, aprovada uma semana antes, que teve o voto favorável do vereador tucano. Menos de dois meses depois, após uma nova votação de criação de cargos comissionados da Prefeitura no Legislativo, Richardson foi exonerado do Paço. Na ocasião, Donizeti votou contra a proposta. Outros vereadores que votaram contra a matéria também teriam tido seus indicados demitidos pelo prefeito.
Em maio, Richardson foi recontratado pela Prefeitura de Sorocaba, cerca de uma semana após a aprovação do projeto de lei que criou o cargo de assessor externo em Brasília na Câmara Municipal, no qual João Donizeti votou favorável na segunda discussão, depois de ter sido contra o texto no primeiro turno. À época, tanto ele quanto a Prefeitura negaram que o retorno do assessor ao Paço tivesse relação com a votação. O governo alegou que a contratação era motivada por uma suposta "reciclagem" feita pelo indicado político.
Orlando Bastos Filho cobra detalhamento da Prefeitura sobre o processo de reciclagem mencionado pela Prefeitura e que teria levado à recontratação de Richardson. Os vereadores envolvidos no caso também são citados na investigação e deverão apresentar informações sobre os questionamentos do promotor. Até mesmo o presidente do PSDB em Sorocaba, João Leandro da Costa Filho, deverá ser notificado nos próximos dias para se manifestar sobre o tema. O outro vereador do partido, José Francisco Martinez, contrariou a bancada e votou contra a criação do cargo de assessor em Brasília.
Tanto a Prefeitura quanto João Donizeti e JP Miranda disseram ao Cruzeiro do Sul que não foram notificados sobre a abertura do inquérito, motivo pelo qual não comentariam o assunto. 
Jornal Cruzeiro do Sul, hoje.

Nenhum comentário: