segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A NOVA MEDALHA DO MATEMÁTICO


Matemático recebe nova medalha e diz que voltará ao Rio. online@jcruzeiro.com.br 

Para o matemático, o episódio não representou frustração diante do que já enfrentou na vida.
O matemático iraniano de origem curda, Caucher Birkar, recebeu neste sábado (4), pela segunda vez, a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, concedida, a cada quatro anos, em edições do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), a quatro cientistas de até 40 anos que se destacam nessa área do conhecimento. 
Essa foi a primeira vez que o encontro foi realizado no Brasil.
A primeira medalha foi roubada logo após a cerimônia de premiação, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, na quarta-feira (1º). Na cerimônia deste sábado, o presidente do comitê seleção do prêmio da União Internacional da Matemática, Shigefumi Mori, disse que estava honrado em entregar a distinção a Birkar pela segunda vez.
Com o pavilhão do Riocentro lotado por participantes do encontro, o matemático disse, em meio a aplausos, que o episódio não apagará a imagem que ele tem do Brasil e que pretende voltar ao Rio em outras oportunidades. “Isso não mudou em nada a minha impressão e eu vou voltar aqui, de novo, no Rio”, disse.
Bem humorado, Birkar destacou que é o único medalhista que recebeu duas vezes a Fields e que isso ocorreu em apenas uma semana. Voltou a dizer que a medalha foi levada de maneira muito rápida. 
Segundo ele, logo após a premiação a deixou junto à sua pasta com outros objetos pessoais, entre eles, uma carteira e um celular, em uma cadeira, para receber cumprimentos. Quando se voltou para pegar tudo notou que a medalha tinha desaparecido.
O incidente foi informado à segurança do encontro, que começou a agir para identificar quem tinha roubado a sua honraria. 
Para o matemático, o episódio, no entanto, não representou frustração diante do que já enfrentou na vida. “Eu já passei por coisas muito piores em minha vida, então, isso é como uma piada, em comparação as outras coisas”, disse.
Feita em ouro de 14 quilates, a medalha Fields vale 5,5 mil CAD (dólares canadenses) o equivalente R$ 15,8 mil. 
Em uma das suas faces, tem impressa a imagem de Arquimedes, renomado matemático grego da Antiguidade Clássica. No outro lado, uma frase em latim, em tradução livre, aponta ao homenageado que “os matemáticos do mundo inteiro reunidos premiam-no por sua obra destacada”. 

(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: