sábado, 14 de julho de 2012

QUANDO A FALTA DE UM DEDO SE NOTA...

O dedo de bronze da estátua Condor, na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, dado como desaparecido pela Prefeitura no ano passado, foi devolvido ontem à Secretaria de Cultura de São Paulo. 
A peça estava com o vendedor Wellintgton Bezerra Júnior, que mora em Taubaté, no interior.
Em vídeo postado por ele no YouTube, Bezerra disse que encontrou o dedo sobre a cabeça de outra obra, durante um passeio com a namorada na mesma praça, em 2010.
"Não fui eu quem tirei, só guardei. Estava lá, eu resolvi pegar, colocar na minha mochila e garantir a segurança desse patrimônio cultural." 
O vendedor disse que pensava até em voltar ao local para colar o dedo. 
Reza a lenda que a escultura traz sorte aos que tocam um dos dedos da mão esquerda. Por causa disso, o desgaste do material nessa área é bem mais acentuado do que no resto da obra. 
"Eu não posso pegar a sorte de todos os paulistanos para mim", disse Bezerra.
A estátua, de 1922, é uma criação do arquiteto italiano Luiz Brizzolara e faz parte de uma série em homenagem à música, à poesia e a alguns personagens das óperas mais famosas do compositor e maestro Carlos Gomes. 
Essa escultura representa o personagem principal da ópera Condor. 
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. (AE)- transcrito do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: