quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A MARQUESA DE SANTOS


Tetraneta de Dom Simão de Toledo Piza, patriarca da família em São Paulo, Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, título que lhe foi conferido pelo seu amante Dom Pedro I, Imperador do Brasil, nasceu em 27 de dezembro de 1.797 em São Paulo e aí faleceu no dia 03 de novembro de 1867, contando com 70 anos de idade.
Está sepultada na rua Um do terreno 3 do Cemitério da Consolação, em São Paulo. 
Foi ela quem doou boa parte de terras para a construção desse Cemitério, bem como dinheiro para que ali também fosse construído uma Capela.
Casou-se aos 16 anos com um oficial do segundo esquadrão do Corpo dos Dragões da cidade de Vila Rica, o alferes Felício Pinto Coelho de Mendonça (1789–1833), de quem se divorciou em 1.824, e com quem teve três filhos.
Dom Pedro teve algumas amantes, entre elas, as francesas  Adele Bonpland e Clemence Saisset e Maria Benedita, Baronesa de Sorocaba, que era irmã de Domitila.
Em 1.826,  recebeu de presente do amante a famosa "Casa Amarela", situada no número 293 da atual avenida D. Pedro II, em São Cristóvão; atualmente funciona o Museu do Primeiro Reinado.
Dom Pedro e Domitila romperam em 1829. Quatro anos depois, ela se amasiou com o B
rigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1794–1857), casando-se em 1842. Tiveram quatro filhos.
Conforme a descrição tumular feita por Hélio Rubiales: base tumular em dois níveis em mármore branco de formato retangular. No centro ergue-se um pedestal de formato retangular com o nome da Marquesa gravado e uma foto emoldurada em bronze. No topo do pedestal, quatro pequenas colunas clássicas sustentam uma cobertura que protege a escultura de um putino (anjo) em mármore branco importado. O anjinho alado, apoia-se sobre um bastão numa vigilância constante, representando a vitória definitiva no reino de Deus.
Foto: Simone Ezerbeus.
Fonte pesquisa: Wikipedia e H. Rubiales.



Nenhum comentário: