domingo, 13 de julho de 2014

QUEM FOI LUIZ WALDVOGEL?

Luiz Waldvogel (1897-1990)

Luiz Waldvogel foi p
astor, escritor, tradutor (inglês, francês, alemão e espanhol) e redator da Casa Publicadora Brasileira.
Nascido no dia 27 de outubro de 1897, em Santa Cruz da Conceição/SP, era filho de Maria Augusta (brasileira descendente de alemães) e João Conrado Waldvogel (suíço).
Ajudava o pai no armazém de secos e molhados da família e mesmo não sendo batizado, recusava-se a vender bebidas alcoólicas e a trabalhar aos sábados. Enquanto a mãe o apoiava, o pai o repreendia insistindo em que ele o fizesse. Isso causava-lhe revolta e desejo de fugir de casa para ser livre. Porém, continuou fiel ao seu lar até o dia em que seu pai faleceu quando estava com 17 anos de idade, quando então 
aceitou convite para estudar no Seminário Adventista, em Santo Amaro, Capital.
Foi batizado no dia 15 de novembro de 1916.
No dia 15 de maio de 1921, começou a namorar Isolina Avelino, que se formou com ela na primeira turma do IAE/SP. Dois anos depois estavam casados. Tiveram uma filha que se casou com o 
Pr. Geraldo Bökenkamp.
Isolina compunha poesias, auxiliava nas revistas com conselhos e traduzindo vários hinos do hinário Cantai ao Senhor, bem como aproximadamente 30 livros sendo a maioria do Espírito de Profecia: O Desejado de Todas as Nações, Mensagens aos Jovens e outros.
Em 1938, Luiz foi ordenado ao ministério na IASD Central Paulistana.
Pastoreou as igrejas de Mauá, São Caetano e Ipiranga, em São Paulo. 
Foi líder MV (Missionários Voluntários) e ancião da IASD de Santo André, Líder JA (Jovens Adventistas) da União Sul-Brasileira da IASD. 
Concluiu cursos de Português, Noções de Filosofia e Economia Política, sendo ainda sócio correspondente da Sociedade de Estudos Filológicos de São Paulo.
Foi editor da revista Nosso Amiguinho durante três meses (em 1963), e conselheiro espiritual dos jovens através de sua coluna mensal na Revista Adventista: Consultório da Juventude. Através desse trabalho ficou conhecido como Tio Luiz.
Em 1970, após sua aposentadoria, mudou-se com a esposa para a Rua Betânia, em Hortolândia, SP, ali permanecendo até 1989, mesmo após o falecimento da esposa no dia 6 de julho de 1980, fato que o deixou inconsolável.
Em 1989 decidiu morar em Brasília, na casa do Pr. Geraldo casado com sua filha Heloísa.
Escreveu os seguintes livros: Rastos Luminosos; Vencedor em Todas as Batalhas; Cântaro Partido (versos); Matrimônio Feliz; A Fascinante História do Livro; Homens que Fizeram o Brasil; Serões de Tio Silas; O Triunfo Sobre a Dor; Sabiá na Gaiola; Jesus de Nazaré; Memórias de Tio Luiz; Oásis no Deserto (penúltima obra com poesias suas e de sua esposa e cartas e poemas da filha) e Você e Deus (editado após sua morte).
Traduziu: O Raiar de um Novo Dia; Libertos de Temor; Quanto nos Resta?; Pastor, Estou Amando; O Mundo de Deus; Meditações Matinais; Livros do Espírito de Profecia; Hinos do Hinário Cantai ao Senhor.
Por ocasião do nonagésimo aniversário, foi homenageado pela CPB que hoje possui uma Biblioteca com o seu nome e também a Escola Adventista Luiz Waldvogel em Santo André, SP.
Faleceu no dia 11 de agosto de 1990, aos 93 anos de idade. 
Fonte: Centro de Pesquisas Ellen G. White

Nenhum comentário: