terça-feira, 7 de outubro de 2014

POR FALAR EM VENTO...


Quando uma cidade não se liga muito na história de seus moradores, aos poucos vai perdendo as referências.
Esta esquina, por exemplo, ficou bem triste depois que Francisco Terra, o Chico da Farmácia, faleceu. Neste prédio, ele residiu e mantinha sua drogaria.
Muito antes dele, porém, o prédio pertenceu ao mais querido farmacêutico que a cidade já teve: Francisco José de Souza, o popular "Quitu", filho do casal Maria Adélia e Juvenal de Souza, nascido em Capivari no ano de 1917.
Quando veio para a região, trabalhou como caminhoneiro, lavrador e carvoeiro.
Casou-se com Hilda Monteiro e tiveram os filhos: Maria Nazareth, Maria Cristina ( saudosa esposa do Tenente Sílvio Santos Vieira), Francisco Filho ( saudoso dentista falecido em 2014, três anos depois de receber o título de Cidadão Itapetiningano) e Pércio Antonio ( também dentista).
Começou no ramo de farmácia na década de 40.
Era muito amigo de Luiz Válio Júnior, meu pai, e pelo que me lembro, o "Quitu" não era farmacêutico formado quando montou a sua empresa em nossa cidade, todavia, entendia muito mais do que qualquer médico.
Devotando grande consideração à população que o adorava, socorreu por muitos e muitos anos os doentes de São Miguel Arcanjo, carentes ou não, que sempre o procuravam por confiança cega no grande profissional proprietário da Farmácia Nazareth.
Depois de labutar por largo tempo e de ser perseguido muito, um dia o "Quitu" foi embora para Itapetininga, onde continuou comercializando medicamentos, em uma farmácia localizada na Rua Campos Sales.
Depois que foi embora daqui é que a Câmara Municipal de São Miguel resolveu lhe dar o título de "Cidadão São-Miguelense".
Com sua morte em 2001, a prefeitura de Itapetininga denominou a sua própria farmácia com o nome de Farmácia Municipal de Manipulação "Francisco José de Souza - Quitu". 

O Posto de Saúde localizado na Avenida João Paulino da Silva, 190, em São Miguel, leva o nome dele.

Nenhum comentário: