domingo, 23 de outubro de 2016

A ARTESÃ NORMA VERGARA

Resultado de imagem para obras de Norma Terezinha Hennemann Vergara de SouzaResultado de imagem para obras de Norma Terezinha Hennemann Vergara de Souza


Norma Terezinha Hennemann Vergara de Souza, nascida em março de 1955 na cidade de Porto Alegre. É artesã, bióloga e professora da rede estadual em Sentinela do Sul, especialista em Fitoterapia e História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Como artesã, iniciou sua carreira artística aos cinco anos de idade observando os trabalhos de seu pai, Hélio José Barbachan Hennemann, em escultura e pintura e desenvolveu-se de forma autodidata. 
Norma trabalha com as mais variadas técnicas, tais como: desenho, pintura, escultura, modelagem, pirogravura e entalhe; e utiliza diferentes materiais e suportes para a criação de suas obras. 
A principal característica de seus trabalhos é a originalidade e exclusividade das peças, as quais são executadas sem moldes ou formas. 
A cultura gaúcha perpassa sua obra como tema e inspiração, embora não constitua uma escola artística propriamente dita. Já expôs seus trabalhos em feiras nacionais e internacionais. Entre seus últimos trabalhos podemos citar o planejamento e execução da decoração natalina do município de Sentinela do Sul nos anos 2007 /2008 e a pintura do mural da Cultura Francesa, na Universidade Federal do Piauí em 2011. 
Contatos: 
 
Cidade Sentinela do Sul
Telefone(s) 51-3679-1178
E-mailnothevsa@yahoo.com.br   Fonte: Artistas gaúchos.com.br

Nenhum comentário: