quarta-feira, 27 de junho de 2018

SÃO MIGUEL ARCANJO, QUE É BEM SURTIDA DE IGREJAS EVANGÉLICAS, AGORA TEM UMA BASÍLICA CATÓLICA


Santuário de São Miguel Arcanjo recebe do Vaticano o título de Basílica. Igreja foi fundada em 1952 e é a primeira Basílica na região de Itapetininga (SP). 
De acordo com o padre responsável, fiéis de todo o Brasil visitam o santuário, que fica em uma cidade com quase 33 mil habitantes.

27/06/2018 07h20 


Santuário de São Miguel Arcanjo recebe título de Basílica (Foto: Reprodução/TV TEM).
O santuário de São Miguel Arcanjo (SP) recebeu do Vaticano, nesta terça-feira (26), o título de Basílica. A igreja, que foi inaugurada em 1952, se tornou a primeira Basílica da região de Itapetininga (SP).
De acordo com o padre Márcio Almeida, é quase impossível dizer quantas pessoas passam pelo local todos os meses. Segundo ele, são visitantes até de outros estados que vão para o município, que tem 32.910 habitantes, segundo o IBGE. 
Por isso, surgiu a ideia de buscar o título de Basílica no Vaticano.
“O processo tem toda sua burocracia. Tem o pedido do bispo ao Vaticano e, então, eles enviam um questionário que levamos três meses para responder. O questionário é bem criterioso, minuncioso (sic) e bem detalhado. Ficou em 50 páginas. Tudo deve ser comprovado com fotos e vídeos. Depois de completar, levamos ao Vaticano", explica.
Antes mesmo do bispo de Itapetininga (SP) enviar o pedido em janeiro, o padre Márcio começou a separar as informações para agilizar o processo.
O documento escrito em latim e assinado no dia 25 de maio pelo cardeal Robert Sara, do Vaticano, é o que autoriza o santuário a se tornar uma Basílica.


Igreja de São Miguel Arcanjo é a primeira a receber título de Basílica na região (Foto: Reprodução/TV TEM)
Em breve os fiéis vão poder notar no presbitério, que é o espaço de onde o padre preside as missas, quatro sinais característicos de uma basílica.
A cadeira maior, por exemplo, vai receber um brasão do vaticano. 
Ficará também no presbitério a umbéla (sic), que é uma aste (sic) de dois metros com uma espécie de guarda chuva na ponta que terá vários brasões importantes.
A virga rubra, que dá o ritmo a essas procissões, e o tintinabulo, que é um sino, vão ajudar a compor o cenário. 
O prédio ainda deve passar por uma revitalização nos próximos meses.


Santuário de São Miguel Arcanjo recebe do Vaticano o título de Basílica.
Para o bispo de Itapetininga (SP) Don Gorgônio, o título é uma benção.
“Somos muito abençoados nesse processo interior, porque levamos um mês e meio para receber a resposta do Vaticano com nosso título. Sei que tem igreja que esperou 3 anos. Temos muito a agradecer a Deus e a São Miguel Arcanjo pelo que ele fez”, diz o bispo.

Nenhum comentário: