terça-feira, 31 de julho de 2018

DIVERSAS CIDADES DA REGIÃO DE ITAPETININGA CURTIRAM O ÚLTIMO DIA DE JULHO COM CHUVA DE GRANIZO

Chuva de granizo atinge cidades na região de Itapetininga e deixa famílias desabrigadas em Nova Campina.


Cidades da região de Itapetininga (SP) registraram chuva de granizo na madrugada desta terça-feira (31). 
Há relatos de temporal em Itaí, Nova Campina, Piraju, Itararé, Guareí e Boituva.
Em Nova Campina, o granizo deixou estragos. De acordo com a prefeitura, 522 casas foram atingidas e os bairros mais afetados foram Tijuca, Longa Vida I, Jardim América e Vila Trancho. Com isso, o Executivo decretou estado de emergência. 
Moradores e autoridades se mobilizaram para ajudar as famílias afetadas. Várias pessoas que tiveram que sair das foram acolhidas na escola municipal Humberto de Morais Vasconcelos, e também na Igreja Presbiteriana. Além disso, a prefeitura cedeu um ginásio para as famílias desabrigadas.

Casas são destelhadas pela chuva de granizo em Nova Campina (Foto: Reprodução/TV TEM).
De acordo com a prefeita de Nova Campina, Josi Fortes do Nascimento, o processo de compra emergencial de telhas já começou a ser feito.
“A gente se organizou em equipes. Temos um pessoal nas ruas fazendo um levantamento de quantas famílias, porque a gente ainda não tem noção da quantidade. O primeiro passo é providenciar as lonas e comprar as telhas. Então, a gente estará providenciando e dentro de 3 dias faremos a compra de emergência para ajudar essas famílias", afirmou.

Casas em Nova Campina são cobertas por lonas devido à chuva de granizo (Foto: Reprodução/TV TEM).
Ainda de acordo com a prefeita, será feito um mutirão para ajudar as famílias afetadas.
"Como são muitas famílias nosso papel é ajudá-las. As telhas virão de uma fábrica e faremos um mutirão para que nos ajude a fazer a reforma. Enquanto elas estão desabrigadas, a escola Humberto e a Câmara estão abertas para abrigá-los. O que pedimos é que aqueles que puderem doar colchões, cobertores e roupas ajudaria muito", afirma.

Outras cidades
Em Boituva, os moradores acordaram no meio da madrugada e se depararam com as calçadas brancas com o granizo e teve morador que tentou até fazer boneco com o gelo.
A chuva de granizo também atingiu Piraju durante a madrugada. A moradora Márcia Scarcelli enviou imagens do gelo na Vila Tibiriçá, que também ficou branca.

Cidades na região de Itapetininga registraram chuva de granizo (Foto: César Messias/Arquivo pessoal).
Em Guareí, teve morador do bairro alto do cruzeiro que foi pra rua às 4h para mostrar como o bairro ficou depois da chuva. Apesar do granizo, os bombeiros não registraram nenhuma ocorrência nessas cidades.
Em Itaberá (SP), equipes da prefeitura fazem reparos em telhados de casas que foram danificados com a chuva de granizo, que atingiu a cidade. 
Segundo a Secretaria da Infraestrutura, o bairro Engenheiro Maia é que o teve mais problemas. Ao todo, 79 famílias tiveram os telhados de suas casas afetados pela tempestade. Com isso, aproximadamente 400 telhas foram fornecidas emergencialmente para os moradores.

Moradores registraram granizo em Itaí nesta madrugada (Foto: Divulgação/Leandro Zamonelli )

Ruas amanhecem congeladas em Boituva (Foto: Arquivo Pessoal/Luisa Ventura).

Ruas em Piraju amanhecem com gelo devido à chuva de granizo (Foto: Arquivo pessoal/Márcia Scarcelli)

Garagem em Nova Campina é coberta por gelo devido à chuva (Foto: Arquivo Pessoal/Michele Oliveira Silva).
Veja mais informações da região no G1 Itapetininga

Nenhum comentário: