quarta-feira, 8 de agosto de 2018

COISA DE PESCADOR, NADA! PESCARAM UM CRÂNIO EM CANANEIA...

Pescadores fisgam crânio e levam 'susto' em SP; polícia investiga.
Objeto foi levado para instituto de pesquisa, e polícia foi acionada para investigar o caso. Crustáceos grudados no crânio indicam que objeto pode ter vários anos.
Por João Amaro, G1 Santos

(Foto: G1 Santos)

Um crânio humano foi pescado do mar, acidentalmente, por moradores de Cananéia, no litoral de São Paulo. 
O objeto ficou preso a uma rede posicionada na barra, na entrada para o Mar Pequeno, nas proximidades da divisa com o Paraná. A polícia foi acionada e investiga o caso. A informação foi confirmada ao G1 na manhã desta segunda-feira (6).
Segundo informações da Polícia Militar, dois homens, moradores da região, estavam em uma embarcação pescando na costa da cidade. Ao puxarem a rede, na tarde deste domingo (5), encontraram um crânio em avançado estado de decomposição, com crustáceos (organismos marinhos) presos a ele, o que indica que o objeto estaria perdido no local há bastante tempo.
Assustados, os dois pescadores decidiram levar o crânio até a Base de Pesquisa Doutor João de Paiva Carvalho, pertencente ao Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP), instalada às margens do Mar Pequeno. 
O crânio foi recebido pelo vigilante Antonio Carlos Firmino, que ficou surpreso com o que encontrou no 'pacote'.
Segundo o funcionário, os pescadores queriam entregá-lo para fins de pesquisa. "Expliquei que não fazíamos esse tipo de coisa lá, e um dos pescadores ameaçou jogar fora. Decidi ficar com o crânio e entregar à polícia", conta. "Nunca tinha tocado em um crânio. Quando ele me entregou, na mão mesmo, tomei um susto", conta.
Firmino contou, ainda, que a área em que o crânio foi encontrado deve ter, aproximadamente, 12 metros de profundidade, e fica próximo à Ilha do Cardoso. "É quase na entrada da boca da barra. Geralmente fazem pesca de corvinas, bagres, essas espécies por ali. É uma área muito funda", descreve o vigilante.
Equipes da Polícia Militar foram acionadas até a base para pegar o objeto, que foi levado para a delegacia da cidade e onde os pescadores também foram ouvidos. 
A investigação concentra-se em tentar identificar a quem o crânio pertencia e se a pessoa foi vítima de algum crime. Segundo a polícia, ele deverá ser periciado nos próximos dias.

Nenhum comentário: