segunda-feira, 13 de agosto de 2018

"MEXICANO" PRESO SUSPEITO DE MATAR 4 MULHERES

Polícia apresenta suspeito de matar 4 mulheres/ 
Priscila Fernandes - priscila.fernandes@jornalcruzeiro.com.br 

Suspeito é levado por policiais civis - EMÍDIO MARQUES
A Polícia Civil de Sorocaba apresentou, nesta segunda-feira (13), um homem de 27 anos como suspeito de cometer quatro feminicídios em Votorantim. De acordo com as investigações, o servente de pedreiro —conhecido como Mexicano — seria um serial killer que agia na região da Vila Garcia e atacava mulheres. As mortes teriam acontecido entre os anos de 2014 e 2017. As informações foram divulgadas pelos delegados Marcelo Carriel, titular da Seccional, José Antônio Proença Martins, assistente de Votorantim e Marcelo Munhoz, titular de Votorantim. 
Os delegados explicaram que o suspeito provocava traumatismo craniano nas vítimas desferindo golpes -- de pedra ou de pau -- na face das mulheres e, em alguns casos ainda queimava o rosto das vítimas. A avaliação, baseada também em depoimentos de testemunhas protegidas, é de que o suspeito sofria de impotência sexual e se satisfazia por meio da agressão às mulheres. “Talvez isso seja a motivação também dele desfigurar as mulheres”, observa Carriel. Desta forma não havia indícios de conjunção carnal, mas em duas vítimas foram introduzidos objetos. O perfil, pela violência e crueldade dos crimes seguindo um mesmo modus operandi, seria de um serial killer. 
O homem foi detido em fevereiro, e teve a prisão preventiva decretada em maio, pelo feminicídio de Mara Aparecida de Faria de França, de 44 anos. Ela foi encontrada em uma quadra pública de Votorantim em dezembro de 2017 após ser vista saindo de um bar com o suspeito e seu pai, que também está preso pelo envolvimento no crime. 

Delegado Marcelo Carriel comanda entrevista coletiva em Sorocaba - EMÍDIO MARQUES
A partir da prisão, foi traçada a sua autoria nos outros crimes, pelos quais foi indiciado nesta segunda-feira. Segundo a polícia, o uso de entorpecentes estaria envolvido no caso, uma vez que seria um dos atrativos usados pelo Mexicano para levar as vítimas aos locais dos crimes, que seriam terrenos baldios e outros espaços de fácil acesso durante a noite. As vítimas seriam ainda pessoas que ele conhecia em um ponto de uso de drogas na cidade. Os crimes teriam ocorrido em um raio de 2 quilômetros de onde o suspeito residia, na região da Vila Garcia. 
As investigações apontam que ele foi visto com a roupa ensanguentada após um dos feminicídios. Uma testemunha chave do caso é uma garota de programa, com quem não teria conseguido manter relações sexuais. Ele teria exigido o dinheiro de volta, ameaçando-a com uma faca e dizendo que “faria com ela como fez com a Jéssica”. Jéssica Pereira, de 30 anos, foi morta em outubro de 2014. As outras vítimas foram Rosângela da Cruz Silva, 50 anos, morta em abril de 2015 e Lúcia Mayumi Ukai Fukami, 52 anos, que morreu em março de 2017. 
O homem teria negado a autoria dos crimes, mas para a polícia há diversos indícios e depoimentos que confirmam. O suspeito, inclusive, seria conhecido e temido na região em que residia. 
Segundo as investigações, sua própria mãe desconfiava do filho e, após os crimes, conversava com os vizinhos sobre a possibilidade do filho ser o autor. 
O delegado Marcelo Carriel avalia que o suspeito é um serial killer, frio e sem arrependimento, que continuaria matando. “Foi ele ser preso e cessaram os feminicídios”, afirma.
Ainda não está descartado que ele tenha cometido outros crimes. 
De acordo com a polícia, ele era natural de Votorantim e já possuía passagens por ameaça e furto. 
O homem estava no presídio de Itirapina, interior de São Paulo, para onde deveria retornar após o indiciamento. 
Ele terá a prisão preventiva solicitada novamente, pelos outros três crimes. 
A entrevista coletiva sobre o assunto foi concedida na Delegacia Seccional de Sorocaba e mobilizou a imprensa local e nacional, com a presença de diversos veículos de comunicação.
In Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: