Venezuela: as últimas notícias da crise
Líderes do Grupo de Lima, entre eles o vice-presidente dos EUA, Mike Pence (segundo da esq. para a direita), Juan Gauidó (quinto da esq. à dir), e o vice brasileiro, Hamilton Mourão (nono da esq. para direita), na reunião e, Bogotá, nesta segunda-feira.
LUISA GONZALEZ REUTERS/
A tensão nas fronteiras da Venezuela continua e, nesta segunda-feira, líderes do Grupo de Lima se reuniram em Bogotá, na Colômbia, para discutir a crise venezuelana.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, participaram do encontro, no qual o Brasil foi representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e pelo chanceler Ernesto Araújo. A reunião acontece após um fim de semana de muita tensão nos limites da Venezuela com seus vizinhos, depois que o presidente Nicolás Maduro mandou fechar as fronteiras para impedir a entrada de caminhões carregados com remédios e alimentos.
O bloqueio da ajuda humanitária pelo regime chavista provocou conflitos na Venezuela e em Pacaraima, cidade brasileira que fica na fronteira, com registros de mortes, feridos e com deserção de militares venezuelanos.
Em Brasília, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, criticou a participação do Brasil na operação:
-------- "A gente sabia que, por trás dessa ajuda humanitária, havia um encaminhamento diferente por parte dos Estados Unidos. E está feito aí, com mortes, uma confusão na fronteira brasileira em Roraima."
Nenhum comentário:
Postar um comentário