quarta-feira, 11 de julho de 2012

DA LIBERDADE DO POVO BRASILEIRO.


Viriato Corrêa, ao falar sobre a história da liberdade no Brasil, afirmava que "Deus deu ao povo brasileiro o instinto da liberdade.
O brasileiro já nasce querendo ser livre. E isso desde que o Brasil é Brasil. Ou melhor, isso antes mesmo de o Brasil ser Brasil.
Ainda não éramos uma nação, estávamos ainda em plena escuridão de nossa madrugada histórica, sem saber nem mesmo onde se estendia o território nacional, éramos ainda a Pindorama selvagem, e já nos atirávamos de unhas e dentes contra aqueles que nos queriam privar de nossa liberdade.
O índio era bruto, cruel, selvagem, mas prezava a dignidade de ser homem livre.
Enquanto o europeu, usurpador, se mostrava amigo, ele era amigo acolhedor que lhe entregava hospitaleiramente a terra, ajudando-o a cultivá-la. Os exemplos são marcantes: Tibiriçá, em São Paulo, abrindo os campos de Piratininga à gula de João Ramalho; Ararigboia, na Guanabara, ajudando Estácio e Mem de Sá na expulsão dos franceses de Villegagnon; Taparica, na Bahia, entregando a Caramuru o solo para erguer o lar, e a filha, a lendária Paraguaçu, para formar a prole.
Mas, quando o europeu, em vez de hóspede, queria ser senhor absoluto da terra e das criaturas, a consciência da liberdade explodia imediata e indomavelmente, no selvagem. E aí, então, mudavam os personagens, o cenário e as cenas.
Aparece Jogoanharo, mandando flechas guerreiras para arrasar Piratininga, que começa a povoar-se.
Aparece Arcoverde, batendo-se contra D. Duarte Coelho, que lhe quer arrebatar a colina de Marim, aldeia principal de sua tribo.
Aparece o legendário Ajuricaba, maioral dos manaus: inimigo feroz dos lusitanos dominadores, ao ser algemado por eles, atira-se com algemas e correntes às águas do Rio Negro, preferindo a morte à escravidão.
A liberdade é vocação, é índole, é instinto nosso. E isto muito nos honra e nos eleva."

AINDA SERÁ LIVRE O POVO BRASILEIRO, AQUELE QUE DEIXOU DE SER ÍNDIO?
TENHO DÚVIDAS!

Nenhum comentário: