segunda-feira, 16 de julho de 2012

UM DIA, QUEM SABE, TEREMOS POR AQUI.


A SUGESTÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA PARA SÃO MIGUEL ARCANJO PARTIU DE UM LAVRADOR.

Exmo. Sr. Presidente e demais membros da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo.
Saudações.
Luiz Válio Júnior, residente à Rua Dante Carraro, 1.099, com sede administrativa dos seus negócios no ‘Sítio Bom Retiro’, cidade e município, respectivamente, de São Miguel Arcanjo / SP, vem, muito respeitosamente, depois das  explicações julgadas necessárias, solicitar de VV.Exas. o seguinte:
Sabedor que o município tem vivo interesse de reivindicar junto às autoridades estaduais o estabelecimento de uma Escola Técnica de Agricultura e Manejamento de Máquinas análogas, no município através dos órgãos político-administrativos locais, evidentemente, é-me facultado oferecer às negociações que se procederão para tal, uma gleba de terras, parte do ‘Sítio Bom Retiro’, de minha propriedade, cujas características descrevo a seguir:
1)- Sua localização dista aproximadamente um mil e quinhentos metros do final da nossa cidade, para o lado sul, na estrada municipal que liga a mesma ao bairro Turvinho, situando-se no lado direito da respectiva estrada;
2)- As terras se compõem de variadas categorias que se buscam às experiências agro-tecnológicas, tais como: massapé, sílico-argilosas, vermelha compacta, salmourão, etc., próprias, pois para estudos de plantações que se assentem e acomodem eficazmente aos devidos estudos, para gáudio da técnica respectiva;
3)- A gleba contém, no seu bojo, riquíssimos mananciais, além de um ribeirão na divisa, muito aproveitáveis para estudos de irrigação e utilidades próprias da eventual Instituição;
4)- A gleba anexa, parte de terras coberta de matas naturais, cuja proteção já está efetivada pelas leis 4771 e 5197, colocada pelo antigo IBDF e considerada como ‘área de preservação permanente’.
Isto posto, esta área poderá ser incluída na que se objetiva, servindo, então, como meio adjunto a ensinamentos florestais, pois ela é constituída de essências arborícolas existentes em nossa região em extinção. Existem matas margeando as nascentes e ribeirão, exuberantes, que precisam ser protegidas, estas, porém, não estão sob a proteção de meios oficiais, somente da minha, devido em mim residir profunda afeição à natureza. Desnecessário dizer que estas matas, todas elas, abrigam muitos pequenos animais e aves em extinção.
É o caso de dizer-se, plagiando ditado popular: ‘mataremos dois coelhos numa só cajadada’, ou então: ‘conseguiremos com um só trabalho dois resultados’.
Tendo por base para esse assunto uma promessa do Governo Orestes Quércia, então vice-governador, na 1ª. Festa da Uva Itália realizada em nosso município, visando a instituição de uma Escola Agrícola em São Miguel Arcanjo, ou Campo Experimental da atividade, conforme seus dizeres.
Não é demais lembrar, julgo, que tudo que tentarmos para conseguir este grande empreendimento educacional rural, ser-nos-á, de alguma maneira, compensativo, valendo, na pior das hipóteses, a intenção.
A semente está lançada; cumpre, agora, aos ilustres políticos, cultivá-la para bons frutos.
Com os meus profundos respeitos, passo, deste instante em diante, a aguardar suas atenções.
Um abraço a todos.
-  Luiz Válio Júnior  -

Nenhum comentário: