sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SÃO PAULO: 459 ANOS. PARABÉNS!





Catedral da Sé

Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral tem 111 m de comprimento, 46 m de largura, 92 m de altura e ocupa um quarteirão inteiro. 

Do lado de dentro, dois mosaicos laterais em estilo bizantino, e há elementos brasileiros como o tucano e o tatu esculpidos no topo das colunas. 

Tem uma cripta subterrânea onde estão enterrados alguns personagens da história de São Paulo, como o cacique Tibiriçá. 

A catedral fica na Praça da Sé, 11, em frente, ao Marco Zero da cidade. 


Mosteiro de São Bento
Mesmo não católicos praticantes acordam cedo para assistir às missas do mosteiro. O motivo? As belas apresentações de canto gregoriano.
A basílica foi construída no início do século 20, mas o mosteiro existe há mais de 400 anos.
Entre imagens cristãs, a decoração também tem pinturas características da arte beuronense, que valoriza a cultura pagã - uma delas, logo na entrada, é o círculo vermelho rodeado pelos doze signos do zodíaco.
Ao lado da sacristia, há uma loja onde são vendidos pães, doces e bolos preparados pelos monges confeiteiros do Largo de São Bento. 
Recentemente abriram uma linda loja nos Jardins, onde se pode comer deliciosos pães e biscoitos; ótima opção para presentear. Confira ainda o brunch no mosteiro que acontece geralmente no último domingo de cada mês. 
Tel: 11 3328-8799




Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Imponente projeto de Lina Bo Bardi, ou Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido por MASP, foi inaugurado em 1947 e criado para ser um museu dinâmico, com um perfil de centro cultural. 
Por isso possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias, nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura.

Avenida Paulista, 1.578
Telefone 55 11 3251-5644



Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) 
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, é parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência.
É o mais importante museu da Universidade de São Paulo, responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e com o período histórico correspondente.
Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte". Um dos principais objetivos do museu é mostrar aos visitantes o papel do povo paulista na História do Brasil. Parque da Independência, s/n. 



Museu da Língua Portuguesa 

Inaugurado em 2.006, é especialmente dedicado à difusão e valorização da língua portuguesa, o Museu da Língua Portuguesa está localizado no centenário prédio da Estação da Luz. Em suas instalações multimídia, os visitantes são estimulados a interagir com a exposição, tornando a visita ao museu um experiência única e prazerosa. 
Dos mais visitados museus da América do Sul, situa-se na Praça da Luz, 11.
A Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas, diferentes linhas de trem e metrô. 
Outros pontos que eu especialmente amo: Parque do Ibirapuera, onde levava meu filho para passar as tardes de sábado e domingo e o Teatro Municipal, próximo da Casa Anglo Brasileira, onde trabalhei por algum tempo. 
De 1.976 e até 1.998,  residi e trabalhei em São Paulo. Tenho saudades. Naquela época, não havia toda essa violência. 
Se eu tivesse que escolher, hoje? 
Embora a ame muito, pois meu filho é paulistano da gema, não mais retornarei. 


Nenhum comentário: