quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CAPÃO BONITO INOVA COM O MEL DE EUCALIPTO

Fibria capacita apicultores em “Oficina de Cosméticos Artesanais a Base de Mel”. 

No último sábado, dia 14 de setembro, a Fibria realizou com o apoio da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito a "Oficina de Cosméticos Artesanais à Base de Mel".
As atividades foram desenvolvidas no laboratório da Fatec de Capão Bonito e no NEA - Núcleo de Educação Ambiental da Fibria - com o objetivo de agregar maior valor aos produtos apícolas e em especial ao mel, tornando-se mais uma alternativa de fonte de renda para os apicultores do município. 
Foram beneficiados neste primeiro momento mais de 20 apicultores e demais públicos interessados de diferentes bairros da cidade.
A oficina foi ministrada pela apicultora Ana Maria da Silva Lima que produz e comercializa cosméticos artesanais a base de mel há mais de 7 anos em Alumínio - SP. 
Os participantes aprenderam a técnica de produzir sabonete em barra e líquido, xampu e condicionador, tiveram a oportunidade de obter o conhecimento teórico e prático, podendo sanar qualquer dúvida e produzir o seu próprio kit para comercialização. 
Todos os produtos levam como matéria-prima o próprio mel de eucalipto que é produzido pela Associação de Apicultores de Capão Bonito - AAPICAB - por meio do Programa Colmeias, iniciativa de geração de trabalho e renda da Fibria através da apicultura.
Os cosméticos são diferenciados por serem artesanais e de bases naturais, além do valor socioambiental integrado aos produtos, ao adquiri-los se contribui para a melhoria da qualidade da renda e de vida de pequenos produtores da agricultura familiar.
"Esse beneficio é mais uma ação que oferece uma alternativa de agregar valor ao mel do município, por meio de uma apicultura inclusiva, sustentável e principalmente contribuindo para o desenvolvimento local, a intenção é também apoiar na comercialização desses produtos, nossa expectativa é fomentar a criação de parcerias com demais empresas e se possível criar uma rede de comercialização", explica Israel Gabriel, da área de sustentabilidade da empresa.
Devido ao alto nível de especialização em apicultura, o foco atual é investir na diversificação e na qualificação dos produtos e produtores, para que os apicultores ampliem sua atuação e gerem maior desenvolvimento. Os participantes saíram entusiasmados com a nova oportunidade de negócio e em breve os interessados poderão adquirir os cosméticos a base de mel na própria sede da Associação dos apicultores.
A apicultura tem sido um dos grandes destaques do agronegócio na região sudoeste paulista em virtude das grandes áreas de reflorestamento de eucalipto. Desde que a Fibria implantou em 2005 o projeto de apicultura e com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal, Capão Bonito se tornou um dois maiores produtores de mel do Estado de São Paulo.
A safra 2012-2013 do município foi de 116 toneladas de mel, em sua maioria proveniente da florada do eucalipto, outro destaque é a produção orgânica, parte do mel produzido dentro das áreas da Fibria são certificados como produto orgânico pelo Instituto Biodinâmico - IBD, que garante a procedência e qualidade do mel 100% natural e livre de contaminação.
"A certificação orgânica contribui para a valorização do mel, e é um dos requisitos para a exportação, o uso múltiplo da floresta de eucalipto e a certificação florestal FSC da Fibria, contribui e facilita para a obtenção da certificação orgânica, iremos fortalecer e ampliar ainda mais esse processo" diz Gabriel.
"Capão Bonito tem muito potencial e por meio da parceria e investimentos que estão sendo realizados, tanto com a Fibria quanto com a prefeitura, em um curto período de tempo Capão Bonito será referência em apicultura no País" complementa Carmo Henrique, presidente da AAPI CAB.
Transcrito do Jornal "O Expresso", de Capão Bonito.

Nenhum comentário: