sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ULDERICO AMÊNDOLA, A INSPIRAÇÃO



Está programado para a próxima segunda-feira o lançamento do livro “Em Cada Vida Uma Canção”, inspirado na trajetória de Ulderico Amêndola. 
A obra, que reúne em 13 capítulos histórias das radionovelas – gênero radiofônico de sucesso nas estações brasileiras entre os anos 40 e 70 –, é assinada pelos jornalistas Eric Mantuan e Jomar Bellini.
De acordo com Jomar Bellini, a ideia para o livro surgiu pela necessidade de elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
“Começamos a obra na faculdade e depois ampliamos a publicação para imprimir pela Lei de Incentivo à Cultura da prefeitura”, conta.
Ainda segundo ele – que conheceu Ulderico durante as pesquisas –, o livro é importante para a cultura sorocabana. 
“A obra registra a história de um dos principais artistas sorocabanos entre os anos 50 e final dos 90”, explica. 
“Entre as curiosidades registradas no livro estão a história da criação do hino do São Bento e o surgimento da famosa lenda da loira do banheiro, que nasceu dentro de um capítulo de ‘Entre Dois Mundos’, uma das principais radionovelas de Ulderico.”
Além das novelas que criou, Ulderico se notabilizou no rádio por dar vida ao matuto João do Mato, o caboclo que apresentava, nos anos 70 e 80, o programa Alma Cabocla, nas madrugadas da Rádio Clube.
Escritor, compositor e radio-telenovelista; autor do hino do E.C. São Bento; músico; cronista do Jornal Cruzeiro do Sul e um exímio observador do cotidiano, Ulderico escreveu as histórias que compõem a sua vida passeando por diversas nuances da sociedade sorocabana e brasileira, nas mais diversas áreas.
Transcrito do Diário de São Paulo -Viva

OBS: O escritor sãomiguelense ORLANDO PINHEIRO, residente em Sorocaba. já deixou claro pela sua página no facebook que estará lá, representando São Miguel Arcanjo.

Nenhum comentário: