segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VILA NASTRI I I, EM ITAPETININGA, FICOU BEM MENOR

SOCORRO, SENHOR PREFEITO:

Não estamos querendo ofendê-lo e sim um desabafo, esperando uma solução.
Senhor Prefeito, nós moradores da Vila Nastri II, estamos comunicando que a partir de hoje o Senhor estará livre de nós, desse grupo que tenta há anos chamar a atenção do Senhor, com relação aos problemas que vínhamos enfrentando no Bairro, através da Imprensa escrita, falada, faixas na Raposo, no Bairro, passeata no Centro, etc.., sem êxito.
Estamos nos despedindo, partindo para outros Bairros/Vilas ou Centro, na esperança de que os mesmos nos proporcionem a mesma alegria que a Vila Nastri II nos ofereceu durante esses 8 anos; achamos difícil. 
Estamos indo em busca de uma boa infra-estrutura e segurança pública na “ativa”.
Parabéns, Senhor Prefeito o Senhor venceu!!
Antes de partirmos, gostaríamos de convidá-lo para um “TOUR” no nosso querido ex-Bairro, e para isso vamos dar algumas dicas, para que esse passeio seja tranquilo; vai ser meio difícil, mas vamos tentar.
- Quando o Senhor entrar na Vila, não se iluda, somente as duas primeiras ruas estão asfaltadas, iluminadas, esgoto, enfim, tem toda uma infra-estrutura, “chick no úrtimo”.
- Após passar as 2 primeiras ruas, o Senhor terá de ficar mais atento. Primeiro escolha um dia chuvoso, se for dia bom desista, o Senhor irá enfrentar muita fumaça devido às queimadas que são feitas diariamente (os bombeiros que os diga!), nos terrenos baldios. Alguns proprietários preferem tocar fogo no mato do que limpar suas propriedades; incendiar a mata fica mais barato. 
E, por falar em terrenos baldios, sugerimos que o Senhor dê uma puxada nas orelhas dos Procuradores Municipais, pois a propriedade não é um direito absoluto, temos que levar em conta a função social da propriedade. 
Vamos atentarmos para 3 medidas da Política Urbana: 1ª Edificação Compulsória; 2ª IPTU progressivo e 3ª Desapropriação. No caso do proprietário não construir no prazo de 5 anos, poderá a Prefeitura aplicar essa última medida. 
Enquanto os proprietários ficam especulando, esperando aumentar os valores de seus terrenos, por outro lado ocorre o caos: queimadas, lixo, “point” de usuários de drogas, bichos peçonhentos, e outras coisitas a mais. 
Todos saibam que isso não é bom para a nossa cidade, vamos deixar de ser egoísta.
Nos últimos meses ficamos felizes, começaram a murar alguns terrenos, pensamos: não estamos sozinhos, essa felicidade durou apenas uma semana, todos os materiais para construção das casas foram roubados; resultado: os futuros moradores sumiram, abandonaram suas obras.
- Voltando, ao descer a rua, sugerimos que desça a pé e com muito cuidado, pois o Senhor poderá escorregar rua abaixo; não se preocupe com a descida, não há na rua pedras ou pedregulhos, somente barro. Também não se assuste quando estiver escorregando não fique apavorado e caso veja adiante um açude, não se assuste, o Senhor não vai conseguir cair dentro dele, as edificações na APP não deixarão que o senhor mergulhe.
- Caso o Senhor entre na rua à direita, no final dela encontrará terra firme, pois existe uma escola, não se engane é somente no final da rua e não é uma miragem . Se o Senhor optar em entrar à esquerda sugiro que leve uma lanterna, a iluminação é péssima, mas se alegre: o senhor encontrará vários fieis indo para a Igreja, eles passam na rua todas as quintas e domingos glorificar o Senhor, .....é Deus, viu?
- Se o Senhor continuar na direita, antes de chegar à terra firme, aconselhamos ao Senhor convidar o Secretário de Saneamento, Senhor Giriboni; ele poderá apoiá-lo para que o Senhor não tropece nas fossas sépticas. É incrível; em pleno século XXI, área urbana, não temos esgoto.
- Ainda, não se esqueça de levar um chicote, no caminho o senhor vai se deparar com cabras e bodes de todas as cores, galinhas, cavalos, principalmente sapos.
- Não tente ligar para alguém e pedir socorro pelo celular, o Senhor não vai conseguir, a transmissão é péssima, assim como os sistemas de telefonia, internet, etc. qualquer gota de água que cai no bairro vira um caos digital.
Mas realmente o que nos levou a partir não foram as situações supracitadas, o descaso; foi o medo!
Medo de sairmos de casa e/ou ficarmos em casa!
Os assaltos no Bairro, não sei se o Senhor sabe, estão ficando mais frequentes. Vamos citar três casos, que mais parecem uma piada:
1º caso) Tenho uma vizinha que mora a 2 quadras de minha casa: o sonho dessa família era adquirir uma TV Led, 48 polegadas. Numa segunda-feira ela realizou este sonho; um dia depois às 15:00 hs, ela saiu com os seus filhos para alugar filmes na locadora. 
Logo que ela saiu, segundo os trabalhadores de uma obra em frente da casa dela, surgiu um sujeito levando uma escada nas costas e, tranquilamente, ele subiu o muro da casa da dita vizinha. Em seguida, os trabalhadores ligaram para a polícia pedindo ajuda, pois nada podiam fazer, o elemento estava armado e drogado. 
Esse mesmo sujeito ficou nada mais nada menos do que 45 minutos na casa da dita vizinha, e o Senhor sabe o que ele levou da casa dela? A sonhada Led que acabara de adquirir; essa família vai começar a pagar a primeira parcela no final deste mês, e a polícia chegou no local depois de 55 minutos do ocorrido, é mole?
2º caso) O senhor lembra-se da Igreja que mencionei? Pois bem, tem um irmão que mora perto dela; ele toca, ou melhor, tocava Saxofone nas reuniões: entraram na humilde casinha dele e levaram o seu Saxofone.
3º caso) Ocorreu há dois dias atrás com um dos meus vizinhos mais queridos, acreditem se quiser: a cachorra foi drogada para que ele pudesse entrar na casa; a família estava dormindo, ele entrou na casa às 5:00 hs da manhã e saiu às 7:30 hs, já com o dia claro. Somente um gato passou na rua; o ladrão só não contou que ele estava sendo filmado, nas casas de nossa rua todas tem câmeras instaladas com infravermelho, dentro e fora.
Finalmente, o “Nosso Querido Bairro” vai ficar sem a gente, e não “brigaremos” mais com o Senhor.
Nossas casas foram construídas com amor, e muito trabalho, não tínhamos nenhuma intenção de vendê-las, queríamos deixar para os nossos filhos, netos e bisnetos, o que não vai ocorrer. Sonhos realizados e ao mesmo tempo desfeitos.
Amamos nossa ex- Vila.
Acreditávamos que as nossas reivindicações seriam atendidas pelas autoridades, infelizmente, não foi possível.
Tentamos chamar a atenção e não conseguimos.
Portanto, aos que ficam, pedimos que cuidem da Vila, lutem por sua melhoria, não deixem seus vizinhos partirem e, se for preciso, procurem um político, para ajudá-los; acho que foi aí que erramos.
“O Bairro que morávamos ainda pede SOCORRO”.
Dos ex-moradores da Vila Nastri II
Fomos!


Nenhum comentário: