segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MAS QUEM FOI ALZIRA REIS?

ALZIRA NOGUEIRA REIS foi a primeira mulher mineira a se formar em MEDICINA e a primeira brasileira a se ALISTAR e ter deferido o seu TÍTULO ELEITORAL. 
Nascida em 8 de Novembro de 1886, em Minas Novas, era f
ilha de José da Costa Reis e de Dona Augusta Pinheiro Nogueira.
Está sepultada no Cemitério do Maruí, em Niterói, no jazigo 966, da Família Vieira Ferreira, desde
23 de agosto de 1970.
Sua árvore de costados: Neta paterna de Antonio Mendes dos Reis e Carlota Maria dos Reis. Neta materna de José Bento Nogueira e Cândida Pinheiro Torres.
Bisneta paterna de Antonio Mendes da Costa e Theodora Maria dos Reis. Bisneta paterna de Joaquim José dos Reis e Maria Francisca de Paula. Bisneta materna do Guarda Mor José Bento Nogueira Góes e Jacinta Maria da Conceição. Bisneta materna do Guarda Mor João Pinheiro Torres e Ana Ferreira Coelho. 
Terceira neta paterna de João Mendes da Costa e Maria Rosa do Nascimento. Terceira neta paterna de Manoel da Rocha Reis e Francisca Bárbara da Encarnação. Terceira neta paterna de Manoel dos Reis e Maria da Conceição (na dúvida) Terceira neta materna de José da Silva e... Nogueira Góes. Terceira neta materna de Jacinto Alves da Costa e Maria Cardoso de Matos. Terceira neta materna Francisco Pinheiro Torres e de Dona Ana Alves de Macedo. Terceira neta materna de José Ferreira Coelho e Ana Thadéia de Jesus. 
Quarta neta paterna de Antonio Mendes da Costa e Antonia Gomes. Quarta neta paterna de Antonio de Sousa Machado e Maria Dias. Quarta neta materna de Manoel Nogueira de Sá e Ignácia Maria de Jesus. Quarta neta materna de Francisco Antonio da Costa e Joaquina Alves Chaves. Quarta neta materna de Jacinto Cardoso de Matos e Ana Pereira Guedes. Quarta neta materna de Manuel Pinheiro Torres e Jacinta Maria Marques. Quarta neta materna de Domingos Alves de Macedo e Ana Mariz. Quarta neta materna de Francisco Ferreira Coelho e Maria Escolástica de Figueiredo. 
Quinta neta paterna de Rafael de Sousa Machado Magalhães e Menezes e Josefa da Silva Vieira. Quinta neta materna de José de Sá e de Dona Joana Nogueira do Prado Leme. Quinta neta materna de José Garcia Rosa e Maria Rosa. Quinta neta materna de Ernesto José da Costa e Prudência Antonia Joaquina de Jesus. Quinta neta materna de Manoel de Sousa Guedes e Maria Nunes Pereira. Quinta neta materna de Manuel Joaquim Torres e de Dona Maria Pinheiro Batista. Quinta neta materna de Domingos de Macedo e de Dona Joana Micaela de Jesus. Quinta neta materna de Pedro Leolino Mariz e Bernarda Mariz d´Olivença. 
Sexta neta materna de Bento Francisco Martins e Jerônima Sá. Sexta neta materna de Thomé Rodrigues Nogueira do Ó e de Dona Maria Leme do Prado. Sexta neta materna de Pedro Vieira e Maria Rosa. Sexta neta materna de Francisco Botelho e Maria da Conceição das Neves. Sexta neta materna de Manoel Rodrigues Góes e Maria de Borba Gato. Sexta neta materna de João Pinheiro Neto e Lourença Maria. Sexta neta materna de Manoel Antonio e de Dona Thereza de Jesus. Sexta neta materna de João Álvares e de Dona Maria Donvirgem.
Fez o curso normal em Minas Novas, na Escola fundada pelo seu avô, Senador José Bento Nogueira. No Rio de Janeiro, matriculou-se no Berlitz School, onde aprendeu inglês e francês.
Aos 16 anos, recebendo o Diploma de Professora, assumiu a cadeira de Santa Cruz da Chapada, depois em Minas Novas, dali para Ouro Preto e Juiz de Fora. 
Em Juiz de Fora foi que nasceu na então Professora, a vontade de ser médica e concretizou seu sonho, ao ser t
ransferida para Belo Horizonte.
Em Teófilo Otoni, fundou o “Curso São Vicente”, quando ainda não havia Ginásio na cidade.
Mulher de fibra e ousada, revolucionária, poetisa, jornalista, escritora e médica, teve vários poemas publicados pela imprensa da época; no 
final dos anos 60, publicou o romance: “Amores na Guerra e na Paz”.
Sofreu a influência de grandes homens da família, mas a maior delas veio de outra mulher, a tia materna, Luiza Pinheiro Nogueira, nascida em 1868 e falecida em 1954, conhecida como Sinhazinha Badaró, que, na ausência por morte do marido e, na negativa do filho em seguir com os trabalhos do pai, ela se tornou Chefe Política no Vale do Jequitinhonha, sua terra.
Alzira casou-se com o também médico 
Dr. Joaquim Vieira Ferreira Netto.
Contemporânea de Virgilina Salles de Souza, Júlia Lopes de Almeida, Francisca Júlia da Silva, Francisca Praguer Fróes,

Fonte: GGN, o jornal de todos os brasis.

Nenhum comentário: