segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PAPA VISITA O SRI LANKA

Quase tudo pronto para receber, na manhã desta terça-feira (13/01), o Papa Francisco em Colombo, capital do Sri Lanka. Os últimos retoques nas ruas enfeitadas com bandeiras do Vaticano e do país que o acolhe estão dando o tom da alegria de um povo que recebe o Sucessor de Pedro. 
A sala de imprensa montada no interior do Galle Face Hotel foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (12/01) com a chegada dos primeiros 650 jornalistas acreditados: 400 são do Sri Lanka e 250 de outras partes do mundo. 
Acompanham o Santo Padre no voo papal outros 85 jornalistas.
O Papa Francisco é notícia no que diz respeito ao grande esquema de segurança montado para recebê-lo: são cerca de 24 mil os policiais que cuidarão da segurança e da ordem durante a permanência de Francisco neste país. 
As escolas católicas fecharão as portas neste dia 13 e no dia 14 será feriado nacional por decisão do governo para permitir uma maior participação de todos na recepção ao Santo Padre. Ontem, no aeroporto internacional de Colombo a prova do coral de crianças que receberá o Papa: são crianças pobres da periferia da cidade que darão o tom a esta viagem, vista como uma viagem simples mas de profunda emoção.
Os fiéis se preparam para ganhar as ruas da cidade e dar as boas-vindas a Francisco, que nesta terra é muito amado, não só pelos católicos mas também pela maioria budista, e também pelos muçulmanos.
É a sua 7ª viagem internacional.
Eis o que disse a propósito da chegada do Santo Padre o Cardeal Malcom Ranjith, arcebispo de Colombo: --- 
“Nós estamos em um momento importante na história do nosso país porque tivemos uma guerra de 30 anos que causou muitas mortes e muita destruição; terminou, mas ainda a paz não foi estabelecida. Por isso, o Santo Padre poderia fazer um apelo à reconciliação neste país, porque os corações ainda estão dilacerados, existem ainda as feridas, e é necessária uma verdadeira reconciliação do coração, por isso a sua visita será muito importante para nós. Ele é um homem conhecido em todo o mundo como um homem de paz, de reconciliação, de abertura em direção da humanidade, e isso irá ajudar muito a obter essa paz”.
Durante a visita, Francisco canonizará o Beato José Vaz, missionário do século XVII, e visitará o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Madhu.

Fonte: De Colombo, Sri Lanka, para a Rádio Vaticano, Silvonei José

Nenhum comentário: