sexta-feira, 23 de junho de 2017

OS IGUAIS QUE SE MATEM ENTRE SI...





O réu Aluízio Celestino ouve a sentença proferida pelo juiz Ricardo Augusto / Foto: Sérgio Santos.
O aposentado Aluízio Celestino da Silva, 77 anos, foi julgado culpado pelo crime de homicídio cometido contra o motorista - carreteiro José Benedito Pinheiro dos Santos, o 'Dito Patinha', 50, e sentenciado a cumprir uma pena de 6 anos de reclusão, em regime inicial aberto.
A sessão do Tribunal do Júri foi realizada nesta quinta-feira (22) no auditório da Câmara Municipal e presidida pelo Dr. Ricardo Augusto Galvão de Souza, juiz da comarca de Pilar do Sul.
A defesa do réu foi exercida pelo advogado Dr. Rodrigo da Silveira Camargo e duas assistentes, enquanto que a acusação ficou a cargo do promotor público Dr. Vitor Petri.
‘Seo Aluízio’ estava sendo julgado por homicídio qualificado, com as agravantes de ter utilizado meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Mas tanto a defesa como a acusação convergiram na mesma tese, de que ‘Seo Aluízio’ cometeu homicídio simples, que deveria responder na exata proporção do crime cometido, mas sem as agravantes, e recomendaram aos jurados que as desconsiderassem.
O corpo de jurados, composto por quatro homens e três mulheres, sorteados entre os 25 jurados convocados para a sessão, seguiram a tese e consideram o réu culpado, mas sem as qualificadoras.
Ao final, o juiz Ricardo Augusto Galvão de Souza proferiu a sentença fixando a pena em 6 anos de reclusão. 
Inicialmente a pena deveria ser cumprida em regime inicial semiaberto, mas o juiz levou em consideração que o réu, preso no dia do crime, já ficou recluso por um período de dois anos e quatro meses, e alterou o regime para o aberto, com o direito do réu recorrer da sentença em liberdade.

O crime
O homicídio aconteceu na noite de 27 de fevereiro de 2015 no interior de um bar na rua José Piloto, no bairro Santa Cecília (leia aqui).
Segundo o processo, ambos consumiam bebidas alcoólicas quando se desentenderam. O idoso sacou de um canivete e golpeou a vítima no tórax.
'Patinha' ainda chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no pronto socorro da Santa Casa.
'Seo Aluízio' fugiu, mas pouco depois foi preso e confessou a autoria do homicídio. 
Alegou que foi infortunado e agredido por 'Patinha', que 'perdeu a cabeça’ e o golpeou.
Do Blog do Sergio Santos.

Nenhum comentário: