quinta-feira, 29 de junho de 2017

QUEM SUBSTITUIRÁ JANOT? RAQUEL DODGE?

O atual procurador- Geral da República, Rodrigo Janot, não quis tentar um terceiro mandato à frente da instituição. 
O prazo para inscrições foi encerrado nesta quarta-feira, 24. 
O mandato do atual PGR se encerra no dia 17 de setembro. 
Foram oito os membros do MPF que registraram candidatura para o processo de formação da lista tríplice para o cargo de PGR. 
São eles: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Luiz Bonsaglia, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Raquel Elias Ferreira Dodge e Sandra Verônica Cureau.



A ANPR promoveu debates entre os candidatos. O primeiro ocorreu no dia 29 de maio, em SP. A consulta à categoria ocorreu na última semana de junho, em todas as unidades do MPF.
O presidente da ANPR remeteu a lista com os três nomes mais votados ao presidente da República, aos presidentes do STF, do Senado e da Câmara, além de encaminhar ao Procurador-Geral da República e ao Conselho Superior do MPF.
Uma vez escolhido, o nome indicado pelo presidente da República passa por sabatina na CCJ e pela apreciação no plenário do Senado (onde deve obter aprovação por maioria absoluta). 
O mandato é de dois anos, permitida a recondução.
A lista tríplice é tradicionalmente promovida pela ANPR desde 2001. 
Durante os oito anos em que esteve à frente do país, o ex-presidente Lula prestigiou a manifestação da classe, respeitando a lista tríplice como manifestação essencial para um MPF ainda mais democrático. 
A tradição foi mantida pela ex-presidente Dilma. 
 
A ESCOLHIDA POR TEMER
 
 
O presidente Michel Temer escolheu nesta quarta-feira, 28, a procuradora Raquel Dodge para o comando da PGR, em substituição a Rodrigo Janot. 
O mandato de Janot à frente da PGR termina em setembro. 
A subprocuradora é a primeira mulher a ser nomeada para a PGR. 
Ela será submetida a sabatina no Senado e precisará ter a indicação aprovada pelos senadores antes de ser oficializada no cargo.
Raquel Dodge está no MPF desde 1987, atua junto ao STJ em processos da área criminal. Também possui experiência em assuntos relacionados à defesa do Consumidor. É conselheira do CNMP e atuou na operação Caixa de Pandora e na equipe que investigou o chamado Esquadrão da Morte.
 

Nenhum comentário: