segunda-feira, 14 de agosto de 2017

EMPRESA PIRACEMA: NEGLIGÊNCIA E PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS QUASE CAUSAM TRAGÉDIA NA SP 139

G1 - 09/08/2017



Ônibus parou após bater em árvore no Distrito de Gramadinho, em Itapetininga (Foto: Arquivo Pessoal/Andreia Silva).



Um ônibus intermunicipal perdeu o freio e bateu contra uma árvore na Rodovia Santiago França (SP-139), nesta quarta-feira (9), em Itapetininga (SP). 
Apesar do susto, os passageiros e o motorista saíram ilesos.
O veículo havia saído de São Miguel Arcanjo (SP) e seguia para Itapetininga (SP), quando próximo à entrada do distrito de Gramadinho, por motivos desconhecidos, perdeu o freio e só parou após colidir contra uma árvore às margens da pista.
Segundo a feirante Maria Aparecida de Abreu, que era uma das passageiras do ônibus, foi assustador.
----------- “Se o motorista não conseguisse jogar o ônibus na árvore, nós nem estaríamos mais aqui”, afirma Abreu.
De acordo com a cabeleireira Neusa Mariano, quem sempre usa o transporte afirma que a situação precária dos ônibus é antiga.
---------- “Faz muito tempo que estamos vendo os problemas nos ônibus e hoje foi o cúmulo do absurdo. Mais alguns metros nós não estaríamos aqui para contar essa história. Desde São Miguel Arcanjo o ônibus estava apitando, avisando que já estava com problemas, eu até comentei com uma amiga que qualquer hora iria acontecer uma coisa seria e hoje de fato aconteceu”, conta.
  
Foto: Reprodução/TV TEM.
Logo após a batida, outro ônibus da empresa Piracema, responsável pelo transporte, foi acionado para transportar os passageiros até seu destino. Porém, esse segundo veículo foi multado por estar com o tacógrafo vencido, segundo informou a Polícia Militar Rodoviária.
Depois dos transtornos, o ônibus chegou ao ponto final, no Mercadão Municipal de Itapetininga, com uma hora e meia de atraso.
Em nota, o Detran informou que dirigir um veículo sem o tacógrafo ou com o equipamento alterado ou sem funcionar é infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até a regularização. 
Disse ainda que neste caso o veículo não foi retido, pois o equipamento foi trocado na hora.
Já a Agência Reguladora de Transporte do Estado (Artesp) disse que a responsabilidade neste caso é da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Esta, informou que, como estão em fase de transição de serviços entre a Artesp, a fiscalização fica por conta da agência reguladora.



Com o impacto da batida, uma janela do ônibus quebrou, em Itapetininga (Foto: Arquivo Pessoal/Neuza Mariano) 

Nenhum comentário: