terça-feira, 8 de agosto de 2017

"LE MONDE" = RIO DE JANEIRO VIVE GUERRA NÃO DECLARADA



Um ano após Olimpíadas, "cidade maravilhosa" é devastada por surto de violência. (Jornal do Brasil)

O jornal francês Le Monde traz nesta segunda-feira (7) uma matéria sobre os números alarmantes da violência no Rio de janeiro. 
Segundo a reportagem o mês de julho parece ter sido amaldiçoado para a polícia militar no Rio, quando em apenas um fim de semana, três policiais foram mortos e depois mais dez continuam a carnificina, afirma o diário.
O início de agosto começou com uma vasta operação contra gangues armadas em várias favelas do Rio de Janeiro, que terminou com mais duas mortes, acrescenta.
Monde lembra que há um ano a cidade vivia o fervor dos Jogos Olímpicos, e agora a "cidade maravilhosa" é capturada por essa insegurança crônica que se arrasta há décadas.
O vespertino destaca o número de 93 policiais mortos desde o início do ano. 
Quase um a cada dois dias.
A população das favelas também convive diariamente com o medo das estatísticas de mortes alarmantes. 
De acordo com o Instituto de Segurança Pública, a taxa de mortes violentas no estado aumentou 15% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período de 2016, com cerca de 3.500 vítimas, 19 em média por dia, em sua maioria jovens negros em bairros pobres, informa Le Monde.
O periódico conclui que a violência é uma consequência de vários fatores, como a crise econômica, política, o desemprego recorde alcançado, e com isso, o crime organizado se aproveita do vácuo de poder causado pela investigação Lava Jato, que vem derrubando empresários e políticos de todos os setores, causando incertezas e instabilidade.

> > Le Monde

Nenhum comentário: