quinta-feira, 14 de junho de 2018

QUALQUER BANDIDO SABE...




O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Diego Aranha, é uma das poucas pessoas independentes, sem relação com o governo, que conseguiram colocar as mãos nas urnas eletrônicas, realizar alguns testes de invasão e buscar vulnerabilidades.
Desiludido com a decisão do STF que barrou o voto impresso, o pesquisador está deixando o Brasil para dar aulas na Dinamarca, especificamente na Universidade de Aarhus. 
"A decisão veio de uma desilusão generalizada com o estado completamente disfuncional do país. A (in)segurança da urna eletrônica é apenas mais um exemplo infeliz", resume Aranha sobre a mudança.
Aranha lutou para que um sistema mais seguro de contagem de votos fosse implementado no país. 
Uma de suas ideias, era justamente adicionar uma chamada camada extra de segurança: o voto impresso.
No dia em que o STF venceu essa luta, Aranha tweetou: 
"Voto impresso derrubado no STF. Nenhuma surpresa, com exceção do voto do relator, cujos votos inclusive funcionam como um gerador de números aleatórios superior ao utilizado em 2012 para proteger o sigilo do voto. O Supremo Tribunal Federal acaba de suspender as provas de papel verificadas pelos eleitores nas próximas eleições. O principal argumento de apoio era o risco representado para o sigilo do voto se um mesário verificasse a cédula impressa. Esta máquina também tem uma tela grande, mas tanto faz".


Nenhum comentário: