domingo, 1 de abril de 2012

SÃO MIGUEL ARCANJO ANIVERSARIA HOJE- I


                        O UNIVERSO EM CONSTRUÇÃO 

Depois das propaladas transformações do Planeta, das grandes erupções vulcânicas, das secas, dos invernos rigorosos, das inundações, dos desertos silenciosos... Depois de tudo isso, um dia, a superfície enrijeceu. 
Com as águas recebidas das nascentes e das chuvas, os rios começaram a acordar para a construção dos seus caminhos. 
As pesadas rochas, ajeitando suas formas, se postaram firme e definitivamente no horizonte em edificação. 
Surgiram, então, as planícies, os planaltos e as serras. E eis que, de repente, um verde vivo tomou conta de todo esse espaço e foram-se depositando por sobre ele peixes de várias formas, animais de vários portes, aves de todas as cores e de todos os cantos, arbustos de todo tipo e árvores gigantescas, umas trazendo frutos bons de se comer, outras as mais resistentes madeiras, todas boas para se fazer casas e mobílias e barcos. 
Dominando e denominando tudo aquilo que acontecia de eclosão no planeta, surgiu o homem e este aprendeu a conhecer das utilidades de tudo o que existia. 
Assim foi acontecendo o processo de que fazem parte a Geografia e a História deste pedacinho de chão onde você apoiou seus pés, hoje, ao levantar-se, e durante todos os dias de sua vida; onde você edificou a sua casa, símbolo de proteção e herança a ser deixada para as futuras gerações; onde você sonhou todos os sonhos de uma vida inteira, desde a mais tenra idade até a última consciência, uns sonhos banais e realizáveis, outros até inconfessáveis; onde você entregou às forças regentes do seu destino, logo ao nascer, a sua história pessoal e a humilde condição de simples mortal. 
Este pedacinho de chão onde já habitaram e habitam tantas almas!
Umas delas, tão humildes que acabaram e acabarão sendo carregadas e sopradas pelos ventos do esquecimento com grande facilidade. 
Outras, tão astutas e egoístas, tão fechadas para o novo que até acabaram e acabam atrasando do modo mais sutil o desenvolvimento global do município. 
Algumas mais, em pequena escala, possuidoras de índole solidária e idealista, mas buscando repartir com seu próximo o que nem tem e outras, graças a Deus, progressistas e visionárias. 
Claro que todas elas participando e dando o melhor de sua contribuição a uma História plena de memórias, das quais você e sua família, seja lá como for, vieram construindo e ampliando ao longo do tempo, porque todos ou vivem ou passaram por aqui. 
Muitos mais viverão e passarão por estas plagas. 
Quem disse que São Miguel não tem história? 
Ela começou com seus antepassados e você, são-miguelense, a partir deste momento, pode começar a escrever a continuação dessa História, pois como costumava dizer o escritor e intelectual Sérgio Buarque de Holanda, pai do compositor e cantor Chico Buarque, "a História é um movimento em que não se pode colocar um ponto final".


Nenhum comentário: