quarta-feira, 4 de julho de 2012

MIGUEL NOGUEIRA MACHADO, O NETO DO ZÉ DA NOCA.


O mundo é pequeno e tudo acontece por obra do Criador. Mesmo os ateus sabem que não cai nenhuma folha de árvore sem que Ele ordene.
Estava me lembrando hoje do neto do Zé da Noca, o Miguel Nogueira Machado, conhecido como "Pururuca" ou "Guei", ele que antigamente teve muito a ver com os festivais de Música Popular Brasileira, ao lado do saudoso Osmar Rodrigues dos Santos (que foi o autor da bandeira de São Miguel Arcanjo)  e dos gêmeos Ueda.
Ao tempo dele, o extinto jornal "Folha de São Miguel Arcanjo", do também saudoso Roque Mariano Ribeiro, nunca deixou de dar ampla cobertura e apoiar todas as manifestações estudantis da cidade.
O neto do Zé da Noca estudou, formou-se protético. 
Um dia, resolveu morar em Riverside, no estado americano de Nova Jersey, cerca de 170 quilômetros de Nova York, onde foi vendedor de grama, trabalhou em restaurante, foi operário no ramo de casas pré-fabricadas, aprendeu a manusear dólares, fez seu pé de meia, voltou para o Brasil e hoje reside  em Itapetininga, aqui ao lado.
A cidade onde ele viveu, Riverside, foi palco, alguns anos atrás, de noticiários na imprensa brasileira e no mundo inteiro: o prefeito de lá havia decretado uma lei anti-imigração, tornando crime alugar imóveis, dar emprego ou contratar serviços de qualquer imigrante.
A milícia xenófoba conseguiu expulsar de lá cerca de dois mil brasileiros em situação irregular, taxando-os de "escória", de "favelados do Brasil".
Mas eles só queriam mesmo era trabalhar para fazer um pé de meia, nem que fosse rasgada nos dedos, faxinando, capinando, coisa que na terra de origem parecia tão impossível.
Aí a gente acaba se revoltando também contra o nosso país que, aos poucos vai deixando de ser nosso, pelo crescimento da casta de políticos e de bandidos, de corruptos e corruptores, e de  manipuladores da nossa história, que a cada dia nos fazem perder nossas motivações e nosso orgulho próprio.
Então, quando encontro o Miguel Nogueira Machado, e vejo que nem a memória dele e nem a minha sofreram qualquer regressão, por enquanto, aconselho a todo brasileiro de qualquer idade que segure a sua CABEÇA, principalmente se não fizer parte de nenhuma das classes privilegiadas do Brasil. 


OBS: Viu o que Obama fez? Hoje, durante uma cerimônia de naturalização realizada na Casa Branca, para quase 30 militares da ativa, ele disse que o sucesso dos Estados Unidos não teria sido possível sem as gerações de imigrantes que chegaram ao país de todas as partes do mundo. (AE) 

A declaração foi feita durante uma cerimônia de naturalização realizada na Casa Branca nesta quarta-feira, para quase 30 militares da ativa. A secretária do Interior, Janet Napolitano, liderou o juramento de fidelidade. 

Nenhum comentário: