terça-feira, 3 de julho de 2012

VITAL DO ESPÍRITO SANTO JÚNIOR, UM CAMPEÃO!

Você conheceu o sãomiguelense Vital do Espírito Santo Júnior quando ele tinha apenas 13 anos de idade? Há mais de 30 anos, o jornal "O Estado de São Paulo" fez uma reportagem com ele intitulada: FESTA AO CAMPEÃO DESCONHECIDO. 
Está lá na edição de 19 de fevereiro de 1.981.

Quando o menino de 1,70 m de altura e pesando 62 quilos surgiu na rua principal de São Miguel Arcanjo, na tarde do dia 18 de fevereiro de 1.981, faltou pouco para que a cidade parasse.

Faixas, cartazes e muitos aplausos deram vivas ao campeão. Nesse dia foi montado um palanque e, ao lado das autoridades locais, o menino recebeu as homenagens pela conquista do título mirim do torneio "Pentatlo das Américas", em Los Angeles, Estados Unidos.
O direito de estar lá, ele o conquistou em outubro de 1.980, quando se transformou em campeão brasileiro, o que aconteceu no Rio de Janeiro. 
Alguns dias depois do título de Los Angeles, ele também alcançou o título de " Campeão do Pentatlo da América Central", em La Romana, República Dominicana. 
Com menos de um ano de carreira, voltou a viver em São Miguel Arcanjo, onde pretendia prosseguir seus estudos normais, pois cursava a 6a. série, e os treinamentos, sob a vigilância do professor de Educação Física, Miguel Pereira da Silva, na época seu técnico improvisado. 
O prefeito da cidade, Luiz Gonzaga Albach, ao mesmo tempo que chamava o rapaz de "herói da cidade", lamentava o fato de o município não ter condições para construir uma pista de atletismo.
Para as provas nos Estados Unidos, o campeão havia treinado num campo de futebol, com ripas, colchões para os saltos e areia comprados pelo pai, em São Miguel Arcanjo. 
O campeão ganhou uma bolsa de estudos.

Se alguém tiver uma fotografia sobre o acontecimento, me envie, pois na Internet não localizei nada nem sobre o campeonato e nem sobre o menino que hoje é cirurgião dentista.(?) 


2 comentários:

Frederico Moriarty disse...

Me avisem, estudamos juntos o colegial, o grand ecampeão mundial Vital

LUIZA VALIO disse...

Muito prazer, Frederico. Vi teus blogs. Agradeço a visita. Também aguardo mais matéria sobre Vital.
Boa noite!