domingo, 28 de outubro de 2012

CONSELHOS DE UM FILHO

A TODOS OS PAIS DO MUNDO.

1. Não me dês tudo aquilo que eu peço. 
Às vezes só o faço para ver até quanto tu me podes dar. 

2. Não me grites. 
Respeito-te menos quando o fazes e também me ensinas a gritar e eu não quero fazê-lo. 

3. Não me dês ordens. 
Se em vez de ordens, às vezes pedires as coisas, eu fá-lo-ei mais rápido e com mais prazer. 

4. Cumpre as tuas promessas boas ou más. 
Se me prometeres uma prenda dá-ma e se merecer um castigo, dá-mo também. 

5. Não me compares com ninguém, especialmente com o meu irmão ou irmã. 
Se tu me fazes sentir melhor que o resto, alguém vai sofrer e se me fazes sentir pior que os outros serei eu quem sofre. 

6. Não mudes tantas vezes de opinião acerca daquilo que eu devo fazer. 
Decide e mantêm essa decisão. 

7. Deixa-me valer por mim próprio. 
Se tu fazes tudo por mim eu nunca poderei aprender. 

8. Não digas mentiras, nem me peças que eu o faça por ti. 
Fazes-me sentir mal e perder a fé naquilo que tu me dizes. 

9. Quando eu faço algo de errado, não exijas que te diga porque o fiz.
Ajuda-me a compreender. 

10. Quando te enganas nalguma coisa, admite-o e crescerá o respeito que eu tenho por ti. 
Ensinas-me simultaneamente a aceitar os meus erros também. 

11. Trata-me com a mesma afabilidade e cordialidade com que tratas os teus amigos . 
O fato de nós sermos família não significa que não possamos ser amigos também. 

12. Não me digas para fazer uma coisa quando tu não a fazes. 
Eu aprendo aquilo que tu fazes embora não o digas, mas nunca farei o que tu dizes e que não fazes. 

13. Quando te conto os meus problemas, não digas "Não tenho tempo para parvoices" ou "isso não tem importância“. 
Trata de me compreender e de me ajudar. 

14. Finalmente ama-me e diz-mo. 
Eu gosto de te ouvir dizer, embora não julgues necessário dizer-mo. 

(Fórum para a liberdade de educação - www.liberdade-educacao.org) 
por Associação Pressley Ridge Portugal.

Nenhum comentário: