domingo, 28 de outubro de 2012

RELENDO SÊNECA:

É viver a vida, mas de vez em quando pensar como o grande Sêneca:
"Quando algo atinge minha alma não acostumada aos embates, quando algo ocorre indigno, como em toda vida humana muitas coisas são, ou de difícil solução, ou quando muito tempo solicita-me algo que não merece demoradas apreciações, volto ao ócio e, assim, como acontece aos animais, ainda que fatigados, retorno mais veloz para casa.
Agrada-me entre as paredes de casa, novamente encerrar a vida que ninguém me tire um só dia, pois ninguém me haverá de ressarcir de tanto dispêndio, ela que em si própria esteja apoiada, que se cultive, que não persiga nada alheio, que contemple algo para criticar; que seja amada a tranquilidade livre de preocupação pública e privada.  
Mas logo que uma leitura mais recomendável exalta-me a alma e exemplos nobres atiçam-me seus aguilhões, agrada-me ir ao foro, obsequiar a um com minha palavra, a outro com o meu trabalho que, não vindo, ainda, a servir a nada, será feito, ao menos, com a intenção de ser útil; agrada-me também conter no foro a soberba de algum homem indevidamente enaltecido em sua prosperidade".

Nenhum comentário: