sábado, 13 de outubro de 2012

O QUE QUER A BURGUESIA?

Em julho de 2.003, a notícia foi para a primeira página do jornal “A Hora de São Miguel Arcanjo”: “Celso Mossin filiado ao PSDB”. 
“Após muitas negociações, e com o apoio do Diretório local e de políticos da região tais como o deputado Pannunzio, Maria Lucia Amary e o prefeito Renato Amary, de Sorocaba, o candidato Celso Mossin filiou-se na última sexta-feira ao PSDB.
Com a sua filiação, inicia-se oficialmente a corrida para a eleição 2.004 para a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo.
Segundo o líder do Partido, Hélio Mori, o PSDB se sente feliz pela presença de Celso Mossin no Partido e agora deve iniciar-se uma ampla discussão dentro do Partido para a definição do candidato para o referido pleito”.
Já estava tudo premeditado. 
O ex-vice prefeito do PMDB ao tempo de Terra França agora entrava como boi de presépio do PSDB; seria manipulado ao gosto dos chefões do referido partido, entre eles, Vital Fogaça Balboni.
Nessa época, eu tinha uma coluna intitulada “Pingo no Ó” no mesmo periódico.
Em busca de matéria, quis saber do Celso Mossin por que é que ele não vinha à frente de um partido novo, mais light, tal qual o PV, que cheirava à honestidade.
Respondeu-me que até cogitara sobre isso, que o Partido Verde ganhara a sua simpatia, mas foi aconselhado a mudar de ideia.
Porque é sempre assim.
Em qualquer sociedade, e a nossa não poderia ser diferente, existe sempre um conjunto de ideias e as pessoas são levadas a compreender o mundo em que vivem e criam seus filhos a partir dessas ideias.
É a nossa BURGUESIA, como sabemos, que sempre batalha pela permanência no poder, acrescentando-se mais e mais privilégios.
É a BURGUESIA que sempre nos engana até mesmo quando propaga a ideia de que somos cidadãos com iguais direitos e iguais deveres, não importando a classe social à qual pertençamos.
É a nossa BURGUESIA que também esconde o jogo da realidade social e faz a cabeça da grande maioria, para que esta aceite as situações do jeitinho que elas devem ser, sem pestanejar.
Quer dizer então que a ideologia não pertence a nenhum sujeito separadamente e, sim, a um grande grupo de pessoas que pensa e quer a sociedade moldada a sua maneira, sem deixar de dizer que tudo está como é do interesse comum.
O que interessa para a BURGUESIA?
Para ela interessa que os trabalhadores e as pessoas normais não tenham noção da totalidade do universo, mas uma visão fragmentada dele.
Para ela interessa que as pessoas não saibam que o capitalismo não seja eterno.
Para ela interessa que o povo não tenha consciência histórica e permaneça acreditando que as coisas serão sempre como estão hoje.
Essa ideologia de grupo impõe-se pelo controle de instrumentos que são de sua propriedade, ou financiados por ela, ou dirigidos por pessoas que são fieis a ela, tais como: rádios, jornais, publicidades que incentivam o consumismo (coisa do capitalismo), propaganda das obras políticas, religiões que levam o povo para outra esfera de vida, esportes que distraem a atenção sobre tudo o que acontece fora de seus campos.
Vivendo numa democracia, acabamos sempre votando nos candidatos dessa BURGUESIA, na esperança de melhorar de vida.
O que acontece, porém, é justamente o contrário, pois a BURGUESIA é a que mais detém esperança de vida ao nascer.
Prova disso? A Rede Globo, que Roberto Marinho tornou uma das maiores “receptoras” do dinheiro público!
Aí me lembro que o Celso Mossin dizia, um ano antes de eleger-se prefeito em São Miguel Arcanjo, que deixava “tudo nas mãos de Deus”.
E assim se fez em minha cidade. 
Tudo ficou nas mãos de Deus mesmo, ou melhor, do PSDB, que com certeza esqueceu que já ingressamos no século 21 há mais de uma década e que é preciso arrumar as estradas para as futuras gerações, não estabelecendo alianças com pessoas que até agora só tem buscado o seu próprio bem-estar.
Um dos chefões do PSDB, Vital Fogaça Balboni, que na época atuava como delegado do partido, fez publicar um artigo no mesmo jornal, edição do dia 04 de outubro de 2.003, intitulado “CELSO NA CABEÇA!”.
E ENTÃO ELEITO PREFEITO NO ANO SEGUINTE, CELSO MOSSIN COLOCOU O DELEGADO DO SEU PARTIDO, VITAL FOGAÇA BALBONI, COMO UM DE SEUS SECRETÁRIOS.
AINDA MAIS: CELSO MOSSIN DENOMINOU A LAGOA DO GUAPÉ COM O NOME DO PAI DELE. 
ALGUNS MESES DEPOIS, O SECRETÁRIO RENUNCIOU, MAS A DENOMINAÇÃO DA LAGOA PERMANECEU.
E A GENTE CONTINUA PERGUNTANDO AO VENTO DO MAR QUE SEMPRE SOPRA POR AQUI: O QUE É QUE A BURGUESIA REALMENTE DESEJA DE UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? 
E SE A BURGUESIA DESEJA, HAVERÁ SOBRA PARA OS DESEJOS DO RESTO DE UMA POPULAÇÃO CARENTE COMO A NOSSA?

Nenhum comentário: