quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CIRCO DISPARADA.




Sobre
A intenção é reunir e reencontrar amig@s e pessoas que tiveram algum contato com o circo Disparada, a fim de colher informações, fotos, reportagens de jornais locais, depoimentos e escrever a história do Circo Disparada e sua família.

Descrição
Em 1969, o casal Sonia Gray e Tim, o palhaço Disparada, em sociedade, comprou um pequeno circo que itinerou pelo interior paulista até o encerramento de suas atividades artísticas, em novembro de 1984, na região de São Roque-Ibiuna.

A cia. era formada, basicamente, pela família: Tim, Sonia, Roberto César, Solange, Mércia, Joelma, Israel (Pelé), Joice Nara, Raquel Adriana e Gezebel (in memorian). 
Vez ou outra, algum contratado acompanhava e integrava o elenco.

Durante sua trajetória, o espetáculo era composto por números de variedades como malabares, mágica, duble rola, rola-rola japonês, rola-rola cômico, pratos bailarinos, arame, cadeira em garrafas, trapézio, bailados (rumba, discoteque, havaiana, funk, pop); esquetes, comédias e dramas; show radiofônico e shows contratados. 

É a história desse circo de modelo familiar que queremos registrar. No entanto, numa mudança do bairro Piaí (Ibiúna) para Caucaia do Alto/SP, o trailer desengatou durante a passagem em uma ponte e caiu no rio boa parte da documentação e o álbum de fotografias. Perda irreparável sendo únicas e originais.

É como costurando uma colcha de retalhos, com a contribuição de cada pessoa que assistiu nosso espetáculo e/ou teve algum relacionamento com a família em escolas, igrejas etc e, colaborativamente, partilhar suas lembranças, reportagens em jornais locais e fotos que vamos reconstruir a memória do Circo Disparada.

Contamos com o apoio em se buscar, também fora da internet, informações com os mais velhos e nos passar o contato a fim de que sejamos capazes de deixar registrada para sempre nossa história - parte importante da História das culturas populares brasileiras.

Saudações Circenses!


Vi no Facebook e espero que as pessoas envolvidas no projeto que visa levantar dados para resgatar a história do extinto CIRCO DISPARADA consigam realizar esse sonho.
Ainda mais por saber que JOELMA COSTA, que não conheço, mas já sou fã, nasceu nesse circo.
LINDO!
LINDO!

Nenhum comentário: