domingo, 4 de novembro de 2012

RENATO CAUCHIOLI, O MAIOR MÚSICO QUE SÃO MIGUEL ARCANJO JÁ TEVE.


Exmo.Sr.

Antonio Celso Mossin

DD. Prefeito do Município de São Miguel Arcanjo

No uso de suas atribuições legais, espero que V. Exa. dê a um logradouro público de São Miguel Arcanjo (rua, escola, coreto) o nome de Renato Cauchioli, o Renato do Trombone (na foto é o músico que ergue o dedo, na segunda fileira).
Durante mais de meio século, Renato não se cansou de enaltecer São Miguel, onde nasceu, aprendeu música com Joaquim Maestro e de onde saiu ainda bem jovem para São Paulo, Brasil e o Mundo.
Durante mais de meio século, ele voltou todo dia 29 de Setembro a São Miguel para agradecer as graças recebidas pelo seu talento. E foram tantas. Integrou as melhores orquestras de sua época: Osmar Milani, Enrico Simonetti, Ruben Perez (Pocho), Nelson Ayres. Atuou com Sargentelli na Itália e no Principado de Mônaco. E também com Roberto Carlos, na Globo e SBT.
Na música clássica brilhou com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Gravou dois LPs: Trombone Carinhoso e Trombonadas.
Enfim, muito trabalho e na breve pausa entre um compromisso e outro, São Miguel Arcanjo entrava na pauta e ele vinha e rezava e agradecia a graça de ter na regência de sua vida um Arcanjo com tanta força.
Renato merece ficar na história desta cidade, porque foi um dos que mais cantaram essa história longe daqui.
(A foto é do arquivo de Lineu Bernardi, sobrinho do grande maestro Osmar Milani. E o texto é o da carta enviada ao Prefeito de São Miguel).

- Transcrito do Blog de Miguel Arcanjo Terra do dia 18 de fevereiro de 2.011.
Ironia da vida: o governo de Mossin chega ao fim. Se houve alguma resposta à missiva de Miguel Arcanjo Terra, não fiquei sabendo, pois o blog está parado desde março deste ano. 
Dizer o que? 
A população da cidade de São Miguel Arcanjo, onde Renato nasceu, jamais ouviu falar seu nome. 
Tal como banda de música lira, por aqui, que só sobrevive aos trancos e barrancos, quando a Prefeitura resolve concorrer com alguma ajuda. 
Graças a Deus que tem pessoas de fora interessadas em Renato e em seu trombone. 
Victor Andrade vasculha sobre ele. 
Alessandro Gamo também. E quem puder ajudar, por favor, ajude!


Nenhum comentário: