sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O TEMPO PASSA: HÁ QUATRO ANOS...

16/05/08 00:00
Inauguração do busto de Carlos Botelho homenageia patrono do Centenário da Imigração Japonesa.


O dia 16 de maio na cidade de São Miguel Arcanjo, localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, na Bacia do Alto Paranapanema, foi marcado pela integração das raças. 
Na homenagem ao patrono do Centenário da Imigração Japonesa, Carlos Botelho – que dá nome ao Parque Estadual sediado no município – , brasileiros de todas as origens se confraternizaram com o objetivo de agradecer ao povo japonês a sua dedicação a nossa terra.
“É um orgulho ver a homenagem à colônia japonesa materializada na figura de um personagem como Carlos Botelho”, ressaltou Guenji Yamazoe, primeiro diretor do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) e pesquisador do Instituto Florestal – IF. 
A cerimônia integra o calendário oficial das atividades em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil e teve como destaque a inauguração do busto do patrono, no PECB, para marcar a data.
”Do seu perfil de homem empreendedor e arrojado, tiramos uma lição para a gestão deste parque”, salientou José Luiz Maia, atual diretor da instituição. 
Para o prefeito de São Miguel Arcanjo, Antônio Celso Mossin, falar em Carlos Botelho é frisar o vinculo criado com a colônia japonesa através do processo de imigração.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, por sua vez, salientou a dívida do povo brasileiro com os japoneses. “A experiência deu certo. Não podemos contar a história agrícola brasileira sem falar da participação da colônia japonesa.”
A cerimônia, que durou toda a manhã desta sexta-feira, contou com a apresentação de um grupo de Taikô, tambores japoneses, que foram tocados por 18 jovens brasileiros descendentes de japoneses. 
“Formulo sinceros votos de felicidade e prosperidade aos familiares de Carlos Botelho”, desejou o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takeshi Goto.
Texto: Cris Couto
Fotografia: Pedro Calado
in site oficial.

Nenhum comentário: