sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PROJETO TRILHAS.

26/03/12 11:47
As ações do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica estão proporcionando melhorias para os frequentadores e ecoturistas dos parques estaduais de Ilhabela, Carlos Botelho, Intervales, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Caverna do Diabo e Ilha do Cardoso. Exposição permanente e uma nova classificação de trilhas, seguindo normas da ABNT, são alguns dos benefícios.

Trilhas: agora com classificação ABNT

Até o fim deste ano, os parques estaduais Carlos Botelho, Intervales, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Caverna do Diabo e Ilha do Cardoso terão suas trilhas classificadas de acordo com a norma da ABNT NBR 15505-2:2008. O objetivo é implantar um sistema unificado de classificação de trilhas, levando em consideração os aspectos de severidade do meio, orientação no percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico.
Com esta classificação fica mais fácil o visitante saber se possui condições físicas para percorrer cada trilha, já ciente das condições que encontrará na pelo caminho.
A iniciativa, pioneira no Estado, teve início em fevereiro, quando voluntários do Programa Amigos do Verde – orientados pelos Gestores e acompanhados diariamente por monitores ambientais – percorreram cinco Parques Estaduais de São Paulo com o objetivo de classificar suas trilhas de acordo com a Norma da ABNT NBR 15505-2:2008.
Os voluntários passaram por uma capacitação promovida pela equipe da UCP, do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica, realizada no Parque Estadual da Cantareira com a participação de monitores do parque.
A ação foi possível devido ao Programa de Voluntariado Amigos do Verde. Se você também tem interesse de ser voluntário em um dos Parques Estaduais de São Paulo, entre em contato com a Fundação Florestal: (11) 2997 5061.
Texto: Assessoria de Imprensa - site oficial

Nenhum comentário: